Um grupo com cerca de 340 pessoas chegou a Bento Gonçalves na tarde de terça-feira, 24 de fevereiro, para o Encontro da Melhor Idade. Oriundos do interior de São Paulo, a ação é resultado de uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e a DSE Excursões, e integra a programação do 6º Bento em Vindima.

No meio-dia de quarta-feira, 25, os visitantes almoçaram no salão da comunidade do distrito de Faria Lemos – Rota das Cantinas Históricas. No cardápio, o mais tradicional da comida local: massa caseira, maionese, radicci cotti (radiche com bacon), carne de frango e vitelo al menarosto (carne de gado cozida de forma lenta e continua, no qual se mantém a carne em constante movimento). A sobremesa, é claro, foi o tradicional sagu.

Após a refeição, os turistas foram convidados para realizar a pisa das uvas e, em seguida, fazer a colheita em duas propriedades próximas. A animação do evento ficou por conta do coral de Tuiuty, que apresentou diversas músicas tradicionais dos imigrantes italianos. Durante o evento, o grupo pode também degustar e adquirir outros produtos da região, como queijos, salames, sucos, vinhos, geleias e biscoitos.

A programação se encerra nesta quinta-feira, 26. Além da Rota das Cantinas Históricas, integram a programação também visita a vinícola Aurora, vinícola Salton, Parque Epopéia Italiana, Vale dos Vinhedos, Vale do Rio das Antas e o passeio de trem Maria Fumaça. Para o secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante, a parceria entre Bento Gonçalves e a DSE foi muito importante. “Proporcionar aos turistas atrações diferenciadas em períodos de baixa temporada atende aos anseio dos empreendedores locais, que é trabalhar para que a sazonalidade existente no turismo seja diminuída a cada ano. Cheio de atrações, o Bento em Vindima contribui com isso”, acredita.