A UCS inicia o ano letivo com 85 cursos de graduação e ainda comemorando a última avaliação do MEC, divulgada no final do ano passado, quando obteve conceito 4, ficando entre as 20 melhores universidades privadas do país. Entre os seus 30 mil estudantes de graduação, quatro mil têm bolsas de estudos do ProUni e 420 têm bolsas de iniciação científica e tecnológica.

Além das atividades dos cursos de graduação, são aguardados os alunos dos cursos de pós-graduação, dos programas de extensão como o UCS Sênior e o Programa de Línguas Estrangeiras, e alunos do Ensino Médio e Técnico do Cetec.

Recepção

O Encontro de Professores com a Reitoria marcou as boas-vindas aos professores para as atividades do semestre. Realizado na manhã de quinta-feira, 26 de fevereiro, o encontro reuniu cerca de 500 docentes no UCS Teatro. Pró-reitores, diretores dos campi e núcleos da UCS, além do presidente da Aducs, Alexandre Viecelli, do chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech e do vice-reitor, Odacir Deonisio Graciolli, participaram da abertura do encontro, conduzido pelo reitor da Universidade, Evaldo Antonio Kuiava.

Em seu discurso, Kuiava desejou uma produtiva volta ao trabalho e aproveitou para deixar os novos professores da Universidade familiarizados com a Instituição. Neste semestre, a Universidade realizou a contratação de 30 novos docentes. O reitor explicou, ainda, o conceito de Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES). O novo status jurídico da UCS foi divulgado em 1º de dezembro de 2014 por meio da Portaria nº 736 do Ministério da Educação.

Em seguida, Kuiava apresentou o panorama das diretrizes institucionais da gestão 2014-2018. Dentre elas, está o reforço na excelência em todos os processos institucionais e em aspectos como o sentimento de pertencimento à Instituição. Ainda segundo o reitor, inovação e manutenção de parcerias com diversos segmentos da sociedade também deverão estar da pauta da Instituição nos próximos anos.

Como novidade também foi anunciada a oferta de dois novos cursos de graduação ainda em 2015: Psicologia no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e Odontologia na Cidade Universitária, em Caxias do Sul. A segunda parte do encontro foi uma conversa conduzida pela professora Marcia Maria Cappellano dos Santos, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade, com o tema Hospitalidade e Convivência.