Procedimentos compreendem aqueles cadastrados na fila de espera entre agosto de 2021 e janeiro 2022

A questão da causa animal em Bento Gonçalves já passou por diferentes situações, de altos e baixos. Depois de algumas polêmicas, o secretário do Meio Ambiente foi exonerado e novas medidas foram adotadas. Desde então, em março, os trabalhos de castrações, que é um dos principais vieses da luta, foi expandido. Desde agosto de 2021, 1.483 procedimentos foram realizados.  

Esse número representa todos os cadastros que haviam sido feitos de agosto do ano passado até março. Há tempos a lista estava em atraso e agora a prefeitura conseguiu regularizar a demanda de tantos animais de estimação que aguardavam pelo processo. Agora, com a realização desse feito, o secretário adjunto de Saúde, Gilberto Júnior, destacou que um novo chamamento poderá ser feito.

As secretarias responsáveis, de Meio Ambiente e Saúde, apontam que essa marca é uma realização viável graças ao cadastramento do poder público junto a cinco clínicas, que expandiram os atendimentos. De acordo com o prefeito, Diogo Siqueira, isso já estava dentro do previso após a reorganização da pasta pelo bem-estar animal. “Com diálogo e planejamento as ações serão realizadas”, salientou.

Outro foco em vista é o processo de contratação de empresa para a hospedagem de animais em situação de maus-tratos, que já está sendo averiguado. Seguem também os processos para a aquisição de medicamentos de uso veterinários para utilização das equipes da área do bem-estar animal.