Cessão de uso de terreno para uma Usina, no distrito Industrial, foi aprovada na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 2 de março

Bento Gonçalves pode vir a eliminar mais um problema passivo de muitos municípios: os entulhos de construção civil. A cessão de uso de uma área do Poder Público para uma Usina de Reciclagem específica para esse tipo de material foi aprovada na Câmara de Vereadores, por unanimidade, na segunda-feira, 2 de março.

A área está localizada no distrito Industrial, atrás do Sest/Senat. “Antes de qualquer coisa, comprovamos que o terreno é passível de investimento, até mesmo pela questão ambiental no local”, assegura o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin.

A partir de agora, a concessão se fará mediante licitação, na modalidade concorrência, de maneira onerosa e pelo prazo de cinco anos, na forma e nas condições definidas em instrumento de contrato a ser firmado com o vencedor do certame. Pasin entende que os impactos ambientais serão reduzidos. “A vantagem do município é ceder o terreno e eliminar de vez os resíduos, que contém diversas substâncias que prejudicam o meio ambiente. Além disso, também tem a questão da reutilização. A Usina terá o propósito de separar os materiais utilizados nas construções (ferro, vidro, madeira, tijolo), triturar e refazer o produto, por exemplo, se transformar em britas”, pontua.

Atualmente, as empresas de tele entulho destinam o resíduo a um aterro em Carlos Barbosa. “A iniciativa contribuirá com o desenvolvimento local, tanto na organização do material da construção civil, antes depositado indevidamente, quanto para estruturar seu melhor aproveitamento”, afirma. Pasin destaca que a sobra do material de construção, muitas vezes, não é separada corretamente e se mistura ao reciclável. “Isso gera gastos ao Poder Público, pois o peso é somado e o ‘excesso’ é calculado”, sustenta.

A licitação terá de 30 a 45 dias para que empresas interessadas apresentem suas propostas.

Foto: Franciele Zanon