Não há mudança no cenário nacional, ou seja, não há elementos que indiquem a circulação do coronavírus no país; Na Serra Gaúcha, oito casos suspeitos estão sendo monitorados

O Brasil tem dois casos confirmados de coronavírus no país. Eles não têm relação entre eles, embora sejam residentes do município de São Paulo. Os casos são importados e, por isso, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro. Até esta terça-feira, 3 de março, 488 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Atualmente, 18 países, incluindo a China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pelo Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

No RS, 82 casos suspeitos; Serra apresenta oito casos

De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul possui, atualmente, 82 casos suspeitos do novo coronavírus. O número aumentou, na comparação com a segunda-feira, 2 de março, quando 73 casos haviam sido declarados suspeitos.

Na Serra, o balanço mostra oito casos: Canela (2), Caxias do Sul (3), Farroupilha (2), Guaporé (1). O caso de Flores da Cunha foi descartado pela secretaria estadual da Saúde. Nesta terça-feira, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bento Gonçalves recebeu um paciente de 20 anos, apresentando os sintomas como febre alta, dificuldade respiratória, dores no corpo e com histórico de viagem à Europa. Por não se tratar de países que estão na relação risco (divulgada pelo Ministério da Saúde), a Secretaria Municipal de Saúde buscou orientação com a Secretaria Estadual de Saúde, que descartou o caso.

Até o momento, 240 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Foto de capa: Victor Moriyama/Getty Images
Foto interna: Renata Momoe / ASCOM MS