O grupo vai se apresentar apenas para 30% do número de pessoas permitidas no local

No próximo dia 28 de outubro, a Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves fará um concerto para o retorno das atividades no anfiteatro Ivo Antonio Da Rold da Fundação Casa das Artes. O evento também será em homenagem ao Dia do Servidor.

O grupo vai se apresentar apenas para 30% do número de pessoas permitidas no local, seguindo o que é solicitado pelo modelo de Distanciamento Controlado, proposto pelo Governo do Rio Grande do Sul. O distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel serão obrigatórios.

Segundo o maestro Gilberto Salvagni, a escolha do repertório é feita com o objetivo de proporcionar ao público o conforto de ouvir algo que já é conhecido, mas também de trazer algo novo. “Neste ano, não podíamos deixar de lembrar os 250 anos de nascimento de um dos mais célebres compositores da história, Ludwig van Beethoven e também Ennio Morricone, por ocasião de sua morte recente. São dois compositores que temos certo dever simbólico de lembrar por sermos um grupo fundamentalmente de música erudita”, afirma o músico.

Serão disponibilizados 50 ingressos para comunidade em geral
Foto: Secult, Divulgação

Em média, para uma apresentação desse porte, o tempo de preparação da equipe é de cerca de dois meses. Entretanto, por conta do nível técnico do repertório, foram necessários cinco meses de ensaios. “A orquestra realiza ensaios todas as segundas feiras pela manhã. As exceções ocorridas neste ano, nos levaram a suspender por um tempo e também a adaptar os ensaios para a forma remota por um período”, ressalta Salvagni.

Para se apresentar, a orquestra utiliza cinco violinos, uma viola, três violoncelos, um contrabaixo, duas flautas, um clarinete, um violão e uma percussão.

Em nota, o secretário da Cultura, Evandro Soares, afirma esperar que este retorno gradual possa representar, em breve, “a volta de todas as manifestações artísticas para a nossa comunidade, presencialmente”.