Bento Gonçalves foi escolhida a cidade para sediar a Feira Internacional de Vinhos em 2018. A qualidade dos vinhos e espumantes gaúchos despertou o interesse de investidores italianos. O resultado é que o Rio Grande do Sul vai sediar uma feira latino-americana de vinhos no ano que vem, provavelmente em novembro. A confirmação veio nesta quinta-feira, 23, durante uma reunião entre o governador José Ivo Sartori, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, e o diretor-geral da empresa italiana Veronafiere, Giovanni Mantovani.

A possibilidade vinha sendo discutida desde 2016, quando o governador esteve na Itália em busca de parcerias e investimentos no setor vitivinícola gaúcho. “Neste ano, uma comitiva nossa visitou a sede da empresa Veronafiere, em Verona, para confirmar o interesse em realizar um grande evento para divulgar os vinhos brasileiros e, em especial, os gaúchos, no mercado mundial. Tenho certeza de que vai alavancar o setor”, explica.

Hoje, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o RS produz 90% de todos os vinhos e espumantes do Brasil, sendo que a Serra é o grande polo do setor. Também participaram da reunião no Palácio Piratini o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o cônsul-geral da Itália no RS, Nicola Occhipinti, e representantes da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, da Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e do parque de eventos Fundaparque, de Bento Gonçalves.