A ação da Secretaria da Saúde acontecerá no sábado, 19, das 8h às 13h

A prefeitura de Bento Gonçalves divulgou que no próximo sábado, 19, a Secretaria da Saúde do município estará realizando uma atividade de prevenção contra HIV e Sífilis, através de testes rápidos em quem desejar. O Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) estará atendendo na Via Del Vino, no centro da cidade, das 8h às 13h. Para realização do teste é necessário a apresentação de documento com foto e Cartão SUS.

Em 2021, Bento realizou mais de 29 mil testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. A secretaria alerta que o tratamento precoce pode evitar que o HIV se torne algo mais perigoso, como a AIDS. Esses casos mais graves ocorrerem quando a pessoa deixa de ser apenas portadora do vírus, o HIV, e passa a desenvolver outras doenças em seu organismo.

Essa análise de estágio da infecção é importante para que a pessoa possa utilizar os antirretrovirais, que funcionam como tratamento dessa perigosa Doença Sexualmente Transmissível (DST). Desde 2012, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso desse medicamento também aos portadores de HIV, não apenas para os doentes.

Aqueles que gostariam de buscar uma testagem fora do sábado podem se dirigir até a Unidade de Saúde ou o CTA, que fica localizado na rua Goiânia, nº 590, bairro Botafogo.

Foto: Rodrigo De Marco