Orientação é de que imunizantes sejam utilizados para a primeira e segunda doses

Uma nova remessa de vacinas contra o novo coronavírus será destinada nesta quarta-feira, 18, para Bento Gonçalves. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). No total, o município vai receber 4.016 doses, divididas entre imunizantes da AstraZeneca e Pfizer. Seguindo a orientação da Divisão de Vigilância Epidemiológica, as doses serão utilizadas para ampliação das faixas etárias com a primeira aplicação e também para completar o esquema vacinal.

Conforme as informações repassadas, Bento Gonçalves vai receber 1.356 doses da vacina da Pfizer, que será utilizada para aplicação da primeira dose. O restante, 2.660 será da vacina AstraZeneca, reservada para as pessoas que precisam completar o esquema vacinal.

Até o momento, segundo dados do vacinômetro municipal, a Capital do Vinho recebeu 89.642 doses de vacinas contra a covid-19. Foram 42.135 da AstraZeneca, 35.040 da CoronaVac, 8.112 da Pfizer e 4.355 da Janssen. Desse total, 77.219 foram utilizadas na primeira dose ou na vacina em dose única e 29.078 na conclusão do esquema vacinal.

No total, o Rio Grande do Sul vai distribuir cerca de 260 mil doses de Astrazeneca, 3,7 mil Janssen, quase 40 mil Coronavac e aproximadamente 170 mil doses de Pfizer às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS). Nesta remessa, o governo já adotou o novo critério de distribuição, não levando mais em conta o critério de faixa etária. “Vamos calcular quantas doses para primeira aplicação ou aplicação única cada município ainda precisa receber, independentemente de qual idade aquele município esteja vacinando”, informa a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Tani Ranieri.

Na região

Foto: Grégori Bertó / Ascom SSP