Podem ser chamadas de presente de Páscoa antecipado, as mais de 6,4 mil doses da vacina contra o novo coronavírus que Bento Gonçalves já recebeu, através do Governo do Estado, na sexta-feira, 2 de abril. Os imunizantes CoronaVac e Oxford/AstraZeneca fazem parte de um lote de mais de 645,1 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Esta é a maior remessa de vacinas vindas ao estado desde o início da campanha de imunização.

No total, a Capital Nacional do Vinho vai receber 6.440 doses. São 6.150 do imunizantes produzido pelo Instituto Butantan (CoronaVac) e 250 pela Fiocruz (Oxford/AstraZeneca). A Serra Gaúcha recebeu pouco mais de 60 mil doses, que foram distribuídas nos 49 municípios que integram a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Com a chega do novo lote, as equipes de imunização já se preparam para ampliar a faixa etária de vacinação do município.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no domingo, 4 de abril, das 8h às 12h, idosos que receberam a primeira dose nos dias 14 e 15 de março poderão receber a segunda dose do imunizante, no pavilhão E, da Fundaparque, no formato drive-thru. Na segunda-feira, 5 de abril, no mesmo horário, pessoas de 66 anos ou mais poderão comparecer para receber a primeira dose. Na terça-feira, 6 de abril, é a vez de idosos de 65 anos ou mais receberem a primeira dose.

Para aplicação da vacina é necessário CPF, documento com foto e Cartão do SUS. Para agilizar a vacinação, a secretaria da Saúde disponibiliza o cartão de documento, que pode ser impresso, preenchido com os dados possíveis, e entregue durante a imunização.

Doses na região

Garibaldi – 1.930
Carlos Barbosa – 1.440
Farroupilha – 3.120
Caxias do Sul – 23.395
Cotiporã – 310
Santa Tereza – 145
Pinto Bandeira – 245
Monte Belo do Sul – 230
Veranópolis – 1.520

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini