Bento Gonçalves vai integrar o grupo de 23 municípios no programa da Secretaria Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS). Até então, 18 cidades, com os maiores índices de criminalidade entre 2009 e 2018, faziam parte do trabalho que visa combater a criminalidade com a implantação de políticas sociais preventivas. O anúncio da entrada de Bento no programa foi feito pelo vice-governador do RS, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

O ingresso de Bento Gonçalves é considerado importante para aprofundar a redução dos crimes violentos letais intencionais (CVLI), que em 2019, não acompanhou as quedas recordes verificadas na maior parte do Estado no ano passado. A taxa de CVLIs na cidade seguiu elevada, em 38,9 mortes para cada 100 mil habitantes.

Além de Bento Gonçalves, Farroupilha também será inclusa no programa. Em 2019, foram 26 vítimas fatais, 20 a mais que em 2018. Com isso, a taxa de CVLIs na cidade ficou em 36,5 mortes para cada 100 mil habitantes.

De acordo com o vice-governador, a escolha dos novos municípios, que incluem além dos dois municípios da Serra, Cruz Alta, Ijuí e Lajeado atentaram em critérios técnicos, com a realização de três simulações de ranqueamento pela incidência de crimes violentos letais intencionais. Destas, os municípios escolhidos foram aqueles que apareceram em pelo menos dois desses três levantamentos.

Foto: Júlia Soares/GVG

A ampliação no número de municípios também aumenta a representatividade do grupo priorizado em relação ao Estado nos três indicadores que são acompanhados pelo ciclo mensal de GESeg. Enquanto os 18 municípios iniciais respondiam por 45% da população do RS, o grupo com 23 cidades soma 49% do total de habitantes. No indicador de mortes violentas, o conjunto que antes acumulava 71% das vítimas agora representa parcela de 72,2%. Nos roubos a veículos, o percentual passa de 89% para 91%, e no roubo a pedestres, de 88% para 89,7%.

A inclusão dos novos municípios nos trabalhos irá ocorrer em duas etapas. No eixo 1 do programa – combate à criminalidade – o início será imediato. Ainda neste mês, as forças de segurança dessas cinco cidades farão a capacitação das equipes e a definição de seus indicadores locais para participar, já em julho, do ciclo mensal de monitoramento da Gestão de Estatística em Segurança (GESeg), que agora fará a análise dos dados de 23 cidades.

No eixo 2 do programa – políticas sociais preventivas –, a previsão é que os cinco novos municípios no grupo prioritário iniciem as ações em agosto. Até lá, as prefeituras farão a indicação dos pontos focais para interlocução com o corpo técnico do RS Seguro, que opera a análise estatística para identificar os bairros e escolas a serem integrados no foco de atuação.

Fonte: Ascom SSP/RS e Redação