Estudo levou em conta 204 empresas vinculadas ao Alvará Turístico, do período de junho a dezembro do ano passado

O poder público apresentou um censo inédito em Bento Gonçalves nesta quinta-feira, 19 de maio, em relação ao turismo na cidade. Levando em contra 204 empresas ligadas ao Alvará Turístico, nos meses entre junho e dezembro de 2021, a Capital Nacional do Vinho movimentou cerca de R$ 1,3 bilhão.

Além do movimento econômico gerado, o estudo também levantou outras estatísticas. Uma delas é referente aos empregos, nos quais 51% foram gerados em rotas turísticas do interior do município. No total, 2.363 postos de trabalho foram criados em 2021. Enquanto isso, dos 3.554 leitos de hospedagem, 72% encontram-se na área urbana de Bento.

Em relação aos locais voltados também ao turismo, a cidade contra com: 06 Agências de viagem; 05 Associações Turísticas; 19 Atrativos Turísticos; 04 Cervejarias; 77 Gastronomia; 46 Hospedagem; 04 Parque Temático; 38 Vinícolas; e 05 Transporte Turístico.

Dos empreendimentos do estudo, 33 estão no Caminhos de Pedras; 06 nas Cantinas Históricas; 10 Encantos de Eulália; 20 Vale do Rio das Antas; 54 Vale dos Vinhedos; 23 Via Gastrô; e 58 em outros locais.

A ação de contabilizar os dados do setor vieram do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (Segh). O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, definiu que a partir de agora esse mapeamento das empresas será atualizado constantemente. “Dessa forma temos um histórico do desenvolvimento do turismo da nossa cidade. E a utilização de dados permite que as estratégias possam ser aprimoradas e garantirmos solidez”, pontuou.

Foto: Divulgação