Quando os primeiros imigrantes se estabeleceram em Bento Gonçalves a palavra médico não era pronunciada, pois este era um profissional que não existia entre os moradores. Quem atendia os doentes eram os práticos, pessoas com alguns conhecimentos sobre doenças, isto é, os chás de ervas conhecidas era a solução para a maioria dos males que afetam os mesmos.
Um dos problemas enfrentados pelas autoridades da imigração era o abandono ou licenças concedidas aos funcionários contratados para atender nas localidades distantes, visto que era muito difícil de controlar estes profissionais e que muitas vezes era sabido do abandono pelas sucessivas queixas dos imigrantes.
Os médicos quando nomeados pela Intendência a prestar serviços, eram considerados funcionários públicos e deviam atender sem ônus os indigentes, os presos e os soldados da guarda municipal.
Em dezembro de 1911, foi nomeado o médico da Intendência o Doutor BARTHOLOMEU TACCHINI, vindo da Itália.
Em 1916, assume o compromisso como médico municipal Dr. LODOVICO BARBIERI – (Vico).
No período de 1916 à 1918- O Dr. TACCHINI, voltou a Itália para, como capitão chefiar uma equipe do serviço de saúde, durante a primeira guerra Mundial.
Em 1936, dia 18 de novembro, em São Paulo faleceu Dr. TACCHINI, vitima de câncer na laringe.
No ano de 1984, deu entrada no protocolo da Prefeitura a solicitação de demolição do prédio onde funcionava a casa de saúde São Jorge, de propriedade do Dr. Beniamino Giorgi, situada no Bairro São Francisco, nos antigos lotes, denominação deste local na década de 20, por ser mais afastado do centro da cidade. As autoridades não demonstraram interesse no tombamento do prédio e nem na preservação de sua memória. Ocorreu a demolição do que se poderia ser um Patrimônio Cultural por ser um prédio com características próprias da década de 20. Estes fatos fazem parte da história da saúde do nosso Município, independente das pessoas, a história tem obrigação de mostrar os fatos históricos.
Beniamino Giorgi, graduou-se em medicina no curso na UNIVERSITÁ DI GENOVA. Durante o conflito da Primeira Guerra Mundial, serviu na infantaria do exército italiano.
Dr. Giorgi, chegou em05 de dezembro de 1924. Em 13 de novembro de 1927 foi inaugurada a casa de saúde de São Jorge, de propriedade de Beniamino Giorgi, localizada na área periférica da cidade, passando a atender a clientela mais necessitada.
“As histórias são muitas, mas ninguém assume contá-las. Estes fatos possivelmente podem ter sido alguns dos motivos da divisão entre os médicos ‘ITALIANOS” que atendiam em Bento Gonçalves, como é de fato relembrado por alguns moradores mais velhos.”
O Dr. Beniamino Giorgi foi o responsável pela abertura do primeiro “Campo de Pouso” da Serra, tendo sido também o proprietário do primeiro avião da cidade , teve a participação na abertura do primeiro cinema e fundou a Cooperativa Agrícola Gaúcha.