“OS ANOS PASSAM , MAS A HISTÓRIA FICA, TRADUZINDO A CAMINHADA, AS CONQUISTAS, AS LUTAS DE UM POVO, QUE COM SEU TRABALHO SE PROJETOU NO CENÁRIO NACIONAL”.

Até 1870, Bento Gonçalves chamava-se CRUZINHA, em 24 de maio de 1870, foram criadas pelo governo imperial, as colônias Dona Isabel e Conde D’Eu , atuais Bento Gonçalves e Garibaldi, em 24 de dezembro de 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos. Em 11 de outubro de 1890, pelo ato nº 474 , a Colônia Dona Isabel foi oficializada como município com a denominação de Bento Gonçalves, em homenagem ao chefe da Revolução Farroupilha. O primeiro Prefeito na época denominado intendente, foi coronel Antônio Joaquim Marques de Carvalho Júnior, que ficou 32 anos no poder.

Em 1910 foi fundado o jornal Bento Gonçalves. Em 1912 chegou o benemérito médico Dr. Tacchini e é inaugurada a filial do banco pelotense. Em 1914 foi elaborado um Memorial ao Governo do Estado, pedindo a estrada de ferro. Em 1922, foi instalada a luz elétrica e em 1926 foi inaugurada a Agência do Banco Popular do Rio Grande do Sul.

A rua Marechal Deodoro foi a primeira via pública a receber calçamento, isso no ano de 1940. A rádio Difusora ZYQ 5 foi a primeira emissora de rádio, fundada de 1945. O trabalho do imigrante, do agricultor, do pequeno artesão, dos que semearam com lágrimas as sementes de esperança e colheram com alegria os frutos de uma terra que parecia indomável, guardada por gigantescos pinheiros, fez surgir os parreirais e com eles a dedicação de cultiva-los com trabalho e novas esperanças de ano após ano, para colherem seus frutos e transformar a uva em vinho… Mas o que parecia obstáculo fez-se convite para a luta. Com as mãos calejadas , calejaram-se ainda mais, e a nova terra respondeu com frutos abundantes, que encheram de alegria os olhos de nossos pioneiros.

E Bento Gonçalves cresceu… Sob o legado sagrado dos imigrantes, no TRABALHO continuado de seus descendentes, graças ao espírito empreendedor, alegre, confiante e alicerçado na fé, inovando cada dia seus valores e o espírito familiar e comunitário. E assim em 1967, graças as lideranças da nossa sociedade e do TRABALHO de homens e mulheres, realizamos a primeira festa nacional do vinho e, pela primeira vez, um Presidente da República veio em visita oficial, ” para celebrar a festa do nosso TRABALHO.” A FENAVINHO foi um marco HISTÓRICO para nos levar a uma projeção nacional. Com isso vieram as Feiras Nacionais e Internacionais, mas nunca esquecendo os pioneiros desta terra. Parabéns Bento Gonçalves pelo 124 anos de HISTÓRIA DE CONQUISTAS E DE TRABALHO. Parabéns a todas as lideranças, mas acima de tudo, parabéns ao povo de Bento Gonçalves que com sua FÈ e TRABALHO soube honrar com orgulho a terra em que nascemos ou o lugar bom para se viver.

E… você conhece a HISTÓRIA, O HINO E A BANDEIRA DO NOSSO MUNICÍPIO???