Equipe ADHV de Bento estará na disputa pela competição internacional

Em setembro, acontece o Campeonato Panamericano de Downhill MTB 2021, começando na quinta-feira, 23, indo até domingo, 26. O evento será em Sapiranga, aqui no Rio Grande do Sul, com porte internacional, tendo a participação de ciclistas de 11 países.

A prova vai acontecer no Morro Ferrabraz, na Vila Paiva. Haverá algumas categorias para competir: A de não oficiais – Sub 23: 19 a 22 anos; a Sub – 30: 19 a 29 anos; a infanto-juvenil: 12 a 14 anos; e não oficiais estreantes: 15 anos ou anteriores, entre outras.

Um dos atletas que estará participando do evento é o Pedro Rossoni, 20 anos e é natural de Bento Gonçalves. Ele começou no esporte em 2014, quando tinha 14 anos de idade, e já passou por competições gaúchas e nacionais e, agora, está mirando a vitória no Panamericano.

Rossoni e sua equipe, a Associação Downhill do Vinho (ADHV), conseguiram a classificação para a disputa internacional através das pontuações do time em temporadas anteriores. “A gente vai estar participando pela ADHV, faço parte desse clube daqui de Bento. Praticamente quase toda equipe vai estar participando” comenta.

A equipe possui ajuda do município de Bento Gonçalves, através do Auxílio Financeiro Municipal as Entidades Esportivas.

Morro abaixo: conheça o Downhill

A descida de montanha ou downhill (DH), é uma modalidade dentro do mountain bike. Essa categoria de esporte exige que o atleta vá com extrema técnica e condição física morro abaixo com sua bicicleta. As pistas são bem rápidas e em muitas delas, o atleta pode chegar a velocidades de até 80km/h.

Um destaque do DH está na sua simplicidade de entender seu funcionamento. O ciclista que conseguir descer a montanha com o menor tempo cronometrado, ou seja, mais rápido, será o vencedor. As descidas são individuais, com intervalos de segundos entre os participantes, dependendo de alguns fatores.

A ordem de quem vai descer primeiro é determinada pela corrida classificatória, onde o mais lento será o primeiro a ir morro abaixo e o mais rápido, o último. Dessa forma, há aquela expectativa em esperar o melhor na classificatória fazer sua prova, com expectativa de viradas na tabela nos últimos segundos de prova.

Para a preparação, é importante que os mecânicos deixem as bicicletas e equipamentos em perfeito estado. Além disso, antes da competição, os atletas têm permissão de fazer o reconhecimento do terreno.

Morro acima: A trajetória de Pedro

O atleta, que já participou de campeonatos gaúchos e brasileiros, foi inspirado por ver a maior e mais tradicional prova de Downhill Urbano do Brasil, a descida das Escadas de Santos, realizada desde 2003.  “ Eu sempre fui de gostar de esporte, principalmente os radicais. A bike me atraiu por ver o pessoal descendo as escadarias de Santos, que naquela época era bastante visado. Também comecei por ter amigos que andam e time na cidade” explica Rossoni.

Sobre patrocinadores e bolsas, ele fala que, no momento, não recebe Bolsa Atleta, um programa nacional que investe em jovens esportistas. Após ficar um ano paradop por questões financeiras, deixou de receber esse auxílio. Ele pretende, após o Panamericano e o campeonato brasileiro, poder receber a oportunidade dessa ajuda para o esporte.

Sobre os riscos do DH, menciona que os cuidados com a bike devem ser rigorosos e pequenos deslizes significam a saída da competição, já que no dia corrida oficial, é somente uma tentativa. “O que acontece na descida, fica na descida. Se furar o pneu, praticamente tu não está mais competindo, pois não tem como comparar teu tempo com o de um primeiro colocado sem estragos na bici” explica.

Ele fala que já machucou sua coluna enquanto praticava o esporte. Após uma queda, houve um desgaste na região das costas e, agora, precisa fazer acompanhamento médico para a região da fratura.

Sobre o Panamericano em Sapiranga, está empolgado em competir e confia no time para que possam obter bons resultados. “Eu espero uma boa colocação e briga pelo título, porque estamos treinando o máximo possível para conseguir uma colocação melhor” conclui.

Time ADHV no Panamericano em Sapiranga:  

Pedro Rossoni – Sub 30

Enzzo Panarotto – Júnior

Gabriel Post- Infanto – Juvenil

Vinicius Gabrielli – Master A1

Pedro Henrique Bresolin – Júnior

Vinícius Tondo – Sub 30

Danilo Spader – Veterano 70+

Filipe Spader – Master B1

Agnes Coinaski – Sub 30

André Bottega – Master C

Leonardo Becher – Júnior

Daniel Dal Castel – Master B1

Douglas Henrique Dal Ponte – Sub 30

Claudio Gabriel Boroto – Júnior

Lucas Bertol – Elite

Cassiano – Sub 30