Hélen Spadari disputa competição estadual neste final de semana

Hélen Spadari, de 24 anos, nasceu em Bento Gonçalves e reside atualmente em Pinto Bandeira, ela participa de diversas competições de atletismo dentro e fora do Brasil, levando seu nome e sua representação pela Serra para outros lugares.

A atleta está atualmente em 5º lugar do ranking brasileiro de atletismo e busca melhorar essa marca ao tentar medalha na competição que ocorrerá hoje, 30 de outubro, na Sogipa, em Porto Alegre, nos 3 mil metros com obstáculos, onde costuma competir.

Trajetória: correndo pela vitória

Ela começou ainda aos seis anos de idade, quando incentivada pelo pai, Heitor, e irmã, Suelen, correu na “Corrida dos fraldinhas”, em Farroupilha. Depois, começou mais sério no esporte, aos 10 anos e com 12 já estava vencendo provas estaduais com outros jovens de 15.

Com 13, ingressou na equipe de atletismo da UCS para competir em pista, onde no ano seguinte começou nas provas de obstáculos. “Tenho muito orgulho da minha trajetória inteira, pois sempre conciliei treino, trabalho e estudos, nem sempre conseguindo dar prioridade ao esporte”, comenta.

Conquistas e o futuro

Ela já foi vice em Campeonato Brasileiro Sub18, vice também no Sul Americano, bi-campeã brasileira no Sub23 em 2018 e, recentemente, conseguiu o quarto lugar do troféu Brasil, principal competição da América Latina do esporte.

Agora, 14 anos depois de começar no atletismo, ela pensa no que está por vir e no que ainda pode atingir no esporte. “Com essa prova de agora quero melhorar meu ranking, depois pensar em competições Sul Americanas e, até mesmo, jogos Olímpicos”, pontua.