O Conselho de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) definiu o cronograma das atividades de mobilização para a Consulta Popular de 2019. Na quarta-feira, 7 de agosto, lideranças estiveram reunidas durante audiência regional para definir as diretrizes para o pleito. Durante a reunião, os participantes definiram as normativas e demandas para as assembleias microrregionais que ocorrem durante o mês de agosto e que serão levadas a assembleia geral regional. A votação dos projetos será realizada entre os dias 4 a 6 de setembro pela internet e em locais de votação manual.

Neste ano, a região vai receber cerca de R$ 620 mil no total, que deverão ser aplicados em três projetos que serão selecionados para estarem inclusos nas votações da Consulta Popular.

Em Bento Gonçalves, a assembleia microrregional ocorre no dia 14 de agosto, às 10h, no auditório do Bloco A, do Campus da UCS. Na pauta, a seleção dos projetos de interesse regional e divisão de valores por projeto ou município a serem avaliados, posteriormente, na assembleia regional ampliada, marcada para o dia 19 de agosto, segunda-feira, às 9h30min, no mesmo local.