A Sala do Empreendedor desenvolve um trabalho diferenciado junto ao jovem empresário, que busca o espaço para tirar dúvidas e abrir sua empresa. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), os primeiros 70 dias deste ano já contabilizam 702 inscrições municipais (abertura de novas empresas), ao passo que no mesmo período do ano passado haviam sido feitas 596, e em 2021, o número foi de 550. Neste período foram realizados, pelo menos, 1122 atendimentos na Sala do Empreendedor.

Atualmente o município tem um total de 22.320 empresas ativas. O processo de abertura de empresas inclui Microempreendedores Individuais (MEI), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Limitada (LTDA) e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e autônomos.
Um dos diferenciais para a rapidez na abertura de empresas são os processos digitais, que tem facilitado os trâmites, agilizando ainda mais os trabalhos.

O espaço conta ainda com um serviço de consultoria exercido pelo SEBRAE. A assistente de relacionamento do SEBRAE, Gabrielle Sartor destacou sobre o trabalho realizado. “A política do SEBRAE é explicar sobre a linha de crédito, consultoria, desenvolvimento de marketing, finanças e gestão. Bento tem uma política avançada quanto ao incentivo do micro e pequeno empreendedor. São dezenas de atendimentos que a gente faz diariamente”.

A secretária Milena Bassani comentou sobre os números deste ano e a visão quanto ao espírito empreendedor dos munícipes. “Bento Goncalves é uma cidade muito empreendedora e esse aumento no número de inscrições mostra que estamos no caminho certo, simplificando e desburocratizando cada vez mais. Toda vez que se realiza uma inscrição municipal, está se realizando o sonho de alguém em empreender. E isso é o que nos move todo dia”.