Antigamente, a única forma de tratar volume localizado (conhecido, antigamente, por gordura localizada) após a gravidez era a cirurgia plástica. Porém, hoje, estes volumes localizados, sejam eles pós-gravidez ou não, podem ser tratados sem cortes, sem cicatrizes e sem lhe afastar do trabalho.

Neste caso, troca-se o bisturi por tecnologias liberadas pela ANVISA para atuar na biofísica dos tecidos, de modo a ajudar seu corpo a executar os devidos reparos teciduais, visto que sabemos ser o volume localizado resultado não apenas de acúmulo de gordura, como se pensava no passado, mas sim um estado de desequilíbrio corporal capaz de envolver músculo, pele, ângulo articular e ligamentos. Se após ganhar o seu bebê, sua barriga ainda lembrar a aparência de que você está grávida, saiba que essa aparência não é simplesmente por acúmulo de gordura abdominal, mas sim, uma desordem biomecânica secundária a uma série de mudanças, articular e muscular, que aconteceu durante a gestação. A flacidez observada é um desequilíbrio estrutural de pele, gordura e músculos, os quais precisam ser tratados em conjunto, pois a alteração estética não é uma barriga e sim o corpo como todo. Durante a gravidez há a liberação de uma série de hormônios com o objetivo de gerar, entre outras mudanças, frouxidão nos ligamentos corporais, de modo a expandir a cavidade abdominal e, consequentemente, desloca o centro de gravidade corporal da gestante para à frente. Isso acarretará flexão anterior da pelve e aumento da lordose, levando a mudanças posturais. Então, se a barriga não é somente por acúmulo de gordura, volume localizado também não necessariamente requer perda de peso, por isto simplesmente fazer dietas pode não resolver. Também, nos tratamentos de volume localizado (“gordura localizada”) você deve usar como parâmetro da efetividade terapêutica a sua imagem no espelho e a melhora do caimento das roupas. Saiba que melhorando a sua imagem no espelho estará exercendo grande poder nutritivo, pois os principais nutrientes de um ser humano são a sensação de bem estar, conforto e segurança, exatamente aquilo que o “espelho e o caimento das roupas”, podem lhe oferecer.

Os tratamentos sem cortes e sem cicatrizes podem lhe ajudar até mesmo em relação ao aleitamento materno, pois a saúde como um todo melhora quando nossa autoestima está mais equilibrada, visto que isto gera menos estresse, levando a uma menor produção das substâncias químicas relacionadas ao estresse, sendo assim, a qualidade do seu leite materno tende a ser melhor, bem como a sensação de maior autoconfiança, sensação importante que a mamãe deve ter, para que possa transmitir isto ao seu bebê. Por tudo isto, devemos ver os tratamentos estéticos, especialmente pós-gravidez, como tratamento de saúde. Observe que o próprio conceito de beleza precisa ser atualizado, pois beleza não é simplesmente ter traços faciais e corporais capazes de agradar a maioria. Beleza deve ser vista como um estado de “nutrição”, pois quando a imagem no espelho é capaz de gerar a sensação de conforto, segurança e bem estar, reflete na autoestima, capaz de gerar a autoconfiança necessária não apenas no período pós-gravidez, mas em qualquer situação do dia a dia. Para mais informações a respeito dos tratamentos sem cortes, sem cicatrizes e sem lhe afastar do trabalho, busque um profissional de saúde. Seja Feliz!