Com sede em Bento Gonçalves, o 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (Bpat) comemorou no domingo, 16, 13 anos de existência  na Capital do Vinho. Em 16 de junho de 2006, com o objetivo de agregar às atividades já desenvolvidas diariamente na região, um policiamento especializado capaz de atender também às necessidades do segmento turístico, sendo que atualmente em toda área de responsabilidade territorial, são registrados fluxos superiores a 2,5 milhões de pessoas por ano, a lazer, negócios, a turismo e ou eventos. O Batalhão atua em 25 municípios da Serra Gaúcha e atende mais de 320 mil habitantes locais.

O Batalhão está constituído em Duas Companhias de Policiamento Ostensivo, com sedes em Bento Gonçalves e Nova Prata, mais Pelotões nos municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis, Guaporé e Serafina Correa, além de Grupamentos nos municípios de André da Rocha, Boa Vista do Sul, Cotiporã, Coronel Pilar, Fagundes Varela, Guabijú, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Parai, Nova Araçá, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, Vista Alegre do Prata, União da Serra, Vila Flores e Pinto Bandeira.

Desempenham diuturnamente atividades de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, através das atividades especializadas de Policiamento Comunitário, Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha, Guarda de Estabelecimentos Prisionais em Bento Gonçalves, Nova Prata e Guaporé, Patrulha Escolar, Patrulhamento Rural, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas e Pelotão de Operações Especiais.