Uma operação liderada pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) fiscalizou dezenas de empreendimentos na região, que fazem uso de explosivos para trabalhos de detonações . A medida visa garantir segurança sobre possíveis furtos dos materiais, que seriam utilizados em assaltos e roubos a bancos no Rio Grande do Sul. O trabalho, realizado na segunda-feira, 22, também foi executado nas cidades de Caxias do Sul, Canela, Vacaria, Três de Maio, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga.

Intitulada de Operação Blaster, a ação já vem sendo realizada desde 2021, com foco na fiscalização de empreendimentos que frequentemente utilizam detonações para o desmonte de rochas. A palavra “blaster” se origina do inglês e significa “dinamitador” ou “detonador”. As atividades de demolição de rochas são executadas com uso de explosivos, o que torna os empreendimentos alvos potenciais  para roubo de cargas de explosivos, utilizados em ataques  a bancos e transporte de valores.

Com a Operação  Blaster, a Brigada Militar, através das frações do Comando Ambiental, combate, não apenas os crimes contra o meio ambiente, mas amplia ainda mais a manutenção da ordem pública e a proteção da vida, contribuindo em ações preventivas e qualificadas no combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais, pois os locais fiscalizados encontram-se em áreas distantes dos centros urbanos.

Foto: Comando Ambiental da Brigada Militar / Reprodução