O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (Babm) identificou uma série de irregularidades alarmantes no Canil Municipal de Farroupilha durante uma inspeção realizada na terça-feira, 26. Após receber uma denúncia, a equipe do batalhão foi até o local e constatou condições de higiene precárias, inadequadas para abrigar mais de 400 cães.

Foi observado o escoamento dos dejetos dos animais, desviados por canaletas diretamente sobre o solo, a céu aberto. Além disso, a fossa presente no canil estava saturada e, ainda mais alarmante, foi descoberto que os cães que faleciam eram enterrados nas proximidades do local.

A responsável pelo canil compareceu ao local em resposta à ação do Batalhão, porém não apresentou qualquer documentação referente ao funcionamento do espaço ou ao descarte adequado dos resíduos.

Diante desses graves fatos, foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial, que será encaminhado ao Ministério Público, juntamente com o Auto de Constatação do Dano Ambiental. Essas medidas visam garantir a devida apuração e adoção de providências necessárias diante das irregularidades constatadas, assegurando o bem-estar e a proteção dos animais e do meio ambiente.

Foto: Adroir Fotógrafo / Reprodução