Tiro no pé
Pelo visto, a estratégia adotada pelo diretório municipal do PDT em transformar os vereadores Clemente Mieznikowski e Valdecir Rubbo em vilões dentro do partido não deu muito certo. Passou-se uma semana do alarde de que membros do diretório iriam pedir a expulsão dos dois parlamentares e, até o momento, nada aconteceu.
Jogaram a notícia para a imprensa, acredito que querendo ver qual seria a repercussão, nada mais do que isso. Como nem Rubbo, tampouco Clemente se manifestaram e o que serviu de manchete para alguns jornais e rádios não se confirmou, o PDT, de uma forma geral, fica sem saber como agir.
Rubbo e Clemente podem até estar de saída do partido de Brizola, mas jamais farão declarações públicas afirmando isso. Fatos contra a dupla, como infidelidade partidária, são muito simplórios para uma expulsão. Os pedetistas deram um tiro no pé e nem notaram.

Fiorelo Bertuol
Algumas pessoas podem achar que estou pegando no pé da Prefeitura, mas, com certeza, não é nada disso. Quero falar hoje sobre os problemas na rua Fiorelo Bertuol, entre os bairros Borgo e Progresso, mais precisamente no trecho em frente à Escola Alfredo Aveline.
O poder público gastou um recurso considerável para fazer aquela obra, entregue no final do ano passado. Porém, seis meses depois, os mesmos problemas aconteceram e lá vai a Prefeitura abrir a rua novamente e refazer um trabalho feito recentemente.
Numa época de escassez de recursos, não dá para desperdiçar com retrabalho. Alguém errou a mão neste projeto, provocando um gasto mais do que desnecessário de dinheiro público. Espero que exista uma justificativa plausível para o acontecido. E, com certeza, há, porém, aos olhos do público leigo, como eu, o prejuízo com esta conta que parece grande demais. Vamos torcer para que, pelo menos, fique pronto de forma definitiva desta vez.

Intervenção estadual no PDT
Como a ameaça de denúncia contra os vereadores não se confirmou, um membro do diretório resolveu tirar esta história a limpo. O ex-presidente municipal do PDT , Jaime Zandonai, ingressou com um pedido de intervenção do diretório estadual devido à exposição feita pela executiva municipal pedetista sobre um pedido de expulsão dos vereadores Rubbo e Clemente que não aconteceu.
Zandonai embasou seu pedido, encaminhado diretamente ao presidente estadual, deputado Pompeu de Matos, alegando que a ação trouxe prejuízos à imagem do PDT e dos dois vereadores envolvidos no caso em Bento Gonçalves. O membro do diretório local anexou ao pedido publicações realizadas pela imprensa bento-gonçalvense de uma denúncia que não aconteceu, passados nove dias do fato. Além disso, Jaime Zandonai exigiu que o diretório estadual cobre da executiva municipal do PDT uma ação prática do processo de expulsão dos parlamentares. Ainda há muita água para passar por baixo desta ponte.

Estagiários do Ceacri
Os estagiários que atuam nos Ceacris de Bento Gonçalves (Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente) estão tendo dificuldades para receber os salários há pelo menos dois meses. Na tarde de ontem, recebi vários contatos alegando sobre jovens que atuam nestas unidades e que ainda não tinham recebido o pagamento.
Conversei com o secretário Marcos Fracalossi que prontamente explicou o que está acontecendo. Os recursos para o pagamento são oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social e, pelo segundo mês consecutivo, não foram repassados à Prefeitura. Com isso, o poder público precisou recorrer aos recursos próprios para garantir os salários destes servidores. Fracalossi afirma que ontem à tarde foi feito o depósito dos valores nas contas dos estagiários.
Hoje, este grupo faz um papel fundamental e essencial no atendimento às crianças nos Ceacris. São cerca de sete em cada unidade, cuidando de, pelo menos, 120 menores. Caso cruzem os braços, o sistema entra em colapso.