Morador Gilmar Bianchi acredita que há muitas melhorias a serem realizadas no local. A prefeitura afirma estar averiguando as queixas feitas pelos cidadãos

Considerado um dos bairros mais importantes de Bento Gonçalves, o Barracão é passagem de turistas que tem como destino os Caminhos de Pedra. Além disso, o local é um dos acessos para os municípios de Farroupilha e Pinto Bandeira. A localidade serve de lar para muitos moradores, que possuem algumas reivindicações.

Segundo Gilmar Bianchi, que se considera um morador voluntário e é um dos porta-vozes que tenta solucionar os problemas do bairro, há muitas questões incomodando quem reside nas redondezas. Um dos impasses é uma obra que iniciou há cerca de sete meses e não foi finalizada. “Começou em outubro de 2020. O calçamento terminou há mais ou menos um mês, de tanto pressionarmos, começaram a arrumar. É ruim para a cidade, porque turistas sempre passam por aqui”, explica.

Outro pedido é que se tenha uma pessoa contratada para manter as ruas limpas. “Normalmente são os moradores que se tornam voluntários e limpam. Este é um bairro esquecido em relação a outros”, lamenta.

A moradora Rejane Maria Cantelli Baú é uma das mais afetadas pela falta de limpeza. “Tivemos que fazer uma manutenção ao redor da igreja, porque estava muito sujo. Nos reunimos em um mutirão e limpamos. A gente se obriga, porque não tem ninguém que faça. A sujeira da minha casa é consequência da obra. Estou esperando terminarem para poder lavar e pintar a minha residência”, frisa.

O ‘esquecimento’ citado por Bianchi se dá pelo fato das demandas não serem atendidas. “Algumas coisas que faltam aqui: creches, arrumar paralelepípedos soltos, limpeza permanente nas ruas, além de duas vias que precisam de calçamento. O Barracão necessita de atenção, pois temos em torno de 50 CNPJs, sendo assim, o retorno que o município tem é alto”, ressalta.

A ausência de um lugar onde deixar as crianças é outro ponto de cobrança. “Temos quase 300 funcionários das empresas, vejo a dificuldade das pessoas que tem filhos com a falta de creches. Alguns precisam leva-los até outros bairros para conseguirem trabalhar”, salienta.

Outro problema relatado é o mau odor do esgoto cloacal a céu aberto na localidade. “Este é o tietê do Barracão. O cheiro é horrível. Antigamente, dava até para tomar banho, era um pequeno rio. Hoje passa o esgoto de diversos bairros que ficam acima do nosso. O certo seria fazer uma galeria, para que as pessoas que moram perto ou passam por aqui não sintam o odor que tem na água”, expõe.

A moradora Lisete Gobato mora bem ao lado do esgoto, que fica praticamente no quintal. “O ruim quando chove, o cheiro fica ainda pior. Para nós, que moramos aqui, até nos acostumamos, mas quem vem de fora, logo sente. Além disso, estou esperando fecharem para que eu possa reformar a frente da minha casa, pois sei que depois vai ser complicado de fechar se o muro for mais alto”, sublinha.

O que diz a prefeitura

A prefeitura, por meio do secretário de Governo, Henrique Nuncio, afirma que apesar de não haver escola infantil na localidade, as crianças são remanejadas para a rede, não ficando desassistidas devido ao local de residência. “A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está realizando levantamento com áreas mais sensíveis que necessitam ampliação de vagas disponíveis para atender a comunidade, e certamente o bairro Barracão estará contemplado”, esclarece.

A respeito dos paralelepípedos soltos, Nuncio afirma que o departamento de serviços da Secretaria de Obras vai fazer uma vistoria para realizar as melhorias necessárias. Ademais, o departamento de limpeza urbana vai ser alertado para averiguar possíveis pontos críticos.

O secretário garante que a respeito dos calçamentos, a localidade está recebendo investimentos em qualificação de vias. “Nos baseamos em fluxo viário para estabelecer grau de prioridade em novas pavimentações. Será verificado”, pondera.

Sobre o mau cheiro exalado pelo esgoto a céu aberto, a Assessoria de Comunicação da prefeitura informou que irá repassar a situação, que será verificada pela secretaria responsável.