Para solucionar os problemas causados pelo maior fluxo de veículos, principalmente em horários de pico, a Secretaria de Segurança Pública ampliou as ações de fiscalização

Com a volta das aulas presenciais, há necessidade de muito mais atenção no trânsito. Principalmente no momento de saída das crianças da escola, que muitas vezes coincide com o horário do fim do expediente dos trabalhadores e há um fluxo intenso pelas ruas de Bento Gonçalves.

Segundo o secretário de Segurança, tenente coronel Paulo César de Carvalho, como solução, ampliou-se as orientações e fiscalizações das autoridades de trânsito. “Para nós, da Guarda Municipal de Trânsito, as crianças do nosso município são nossos bens maiores e devem ser protegidas”, afirma.
De acordo com levantamento de acidentes de trânsito sem lesão corporal feito pela pasta, de 1º de janeiro a 16 de maio foram registradas 336 ocorrências com danos materiais na Capital do Vinho. “Entendemos que a fiscalização tem um papel importante, porque evita, em determinados locais e momentos, comportamentos inadequados dos cidadãos que geralmente acabam em acidentes graves”, salienta.

De acordo com Carvalho, a educação para o trânsito é essencial para a construção de noções sobre riscos e consequências. “Assim, é possível ter compreensão de valores como a de proteção de vidas, a segurança, o respeito e o bem comum na convivência social. Os cidadãos devem agir de acordo com as normas, independente da presença de mecanismos de fiscalizações”, sublinha. Para isso, o tenente salienta que em 10 de maio, o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira assinou um Projeto de Lei que institui o ‘Programa Educação no Trânsito’ nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves.

Para o trânsito fluir melhor, diminuir o congestionamento e evitar acidentes, os usuários das vias públicas devem utilizá-la somente quando for estritamente necessário o deslocamento com veículo em horários de pico. “Procurar também acessos alternativos para chegarem ao centro e observar sempre as normas de circulação de trânsito”, conclui.

O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa, frisa que há uma equipe de engenharia analisando vários pontos críticos da cidade. A partir dos resultados, serão realizadas as mudanças necessárias. “Trabalhamos também na construção de rotas alternativas para desafogar o trânsito, além da licitação de novos semáforos, que darão agilidade no fluxo de trânsito”, pontua. A Secretaria também atua na manutenção da pintura e demarcações da sinalização, faixas de segurança, entre outras ações.

Planos para melhorar o trânsito em 20 anos

O Bento+20, conselho que está criando propostas para o crescimento e desenvolvimento pleno da Capital do Vinho nos próximos 20 anos, também tem proposições para melhorar o fluxo de veículos, principalmente na área central da cidade.

O coordenador da iniciativa, Milton Milan, afirma que o grupo tem uma visão de futuro para retirar os estacionamentos das vias públicas, pois são um dos principais atenuantes do tráfego intenso. “Nosso plano é construir, em pontos estratégicos da cidade, prédios-garagens para que as pessoas, ao se dirigirem ao Centro, deixem seus carros nesses locais. Claro que as garagens já existentes continuariam funcionando. Sem os estacionamentos na rua, porém, o trânsito ganharia maior fluxo e teríamos uma cidade mais humanizada, com os pedestres circulando melhor e com mais segurança”, explica.

Um dos locais pensados é o terreno onde fica o antigo presídio. “Solicitamos à prefeitura para que nos consulte antes de realizar alguma intervenção ali, porque acreditamos que este seria um dos pontos, um prédio com alguns andares e acima dele alguma repartição pública. Outro local que imaginamos é no antigo estádio da Montanha, que atenderia a parcela da cidade oriunda da zona norte. Outro, concentrando quem vem da zona sul, seria junto à Estação Ferroviária. Os carros seriam estacionados nesses locais e os proprietários seriam conduzidos ao Centro por ônibus elétricos”, prevê.