Apesar das recomendações de distanciamento social, grupos de amigos e familiares se reuniram em ruas e praças, parte sem máscaras

O fim de semana de sol atraiu centenas de pessoas em praças, ruas e pontos turísticos de Bento Gonçalves, ainda que a macrorregião de Caxias do Sul esteve em bandeira vermelha no Distanciamento Controlado preliminar do Governo do Estado. Além da praça Achyles Mincarone, no bairro São Bento, empreendimentos gastronômicos do interior também se tornaram cenário de grande circulação.

Os principais pontos de aglomeração foram os entornos da Igreja Redonda e Caminhos de Pedra. Nos dois locais, era possível visualizar grupos de amigos e familiares conversando em proximidade, algumas vezes sem máscara. Também era muito comum ver pessoas se exercitando sem uso da proteção. Na Avenida Planalto, o movimento era tão intenso que houve engarrafamento no trânsito.

Fiscalização

De acordo com a prefeitura, as ações de fiscalização a respeito das medidas de combate ao coronavírus foram intensificadas nesse fim de semana, após o anúncio da suspensão do decreto do modelo intermediário em Bento Gonçalves e retorno à bandeira vermelha. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, de sexta-feira, 31, a domingo, 2 de agosto, foram atendidas cerca de 40 denúncias, resultando na notificação e/ou multa de 17 estabelecimentos e na interdição de três, devido à reincidência no descumprimento das determinações.

Além disso, 53 pessoas foram multadas pela não utilização de máscaras. Desde o início das ações, 569 negócios foram fiscalizados, destes, 100 foram multados pelo não cumprimento das exigências presentes nos decretos municipais e estaduais.

As fiscalizações contam com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e da Brigada Militar, que se concentram nos locais de maior aglomeração, como praças e roteiros turísticos. Para denúncias, os telefones são o 153 e o 190.

Bandeira vinho

Um novo decreto, publicado na sexta-feira, 31, apresentou novos regramentos. A medida estabelecia restrições mais brandas do que as existentes na bandeira vermelha. No entanto, o Ministério Público determinou que Bento Gonçalves retornasse imediatamente à bandeira vermelha, por meio de liminar expedida no sábado, 1º de agosto.

De acordo com o documento, Bento Gonçalves e região se anteciparam a qualquer normativa estadual. “(…) embora já tenha sido submetida ao Governador do Estado, ainda não foi legislada, não havendo previsão legal que possibilite aos Prefeitos, ao menos por ora, a adoção de medidas diversas daquelas previstas no Decreto Estadual n° 55.383/2020. Assim, até que venha legislação estadual em tal sentido, não estão os Prefeitos autorizados a aplicar medidas menos restritivas para fins de enfrentamento da pandemia (…)”, afirma a juíza da Comarca de Bento Gonçalves, em ofício. O município não manifestou explicação quanto à suspensão do decreto.

Retorno à laranja

Após recursos apresentados pela Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), a macrorregião de Caxias do Sul retorna à classificação de médio risco epidemiológico no Distanciamento Controlado do Estado. O anúncio foi dado pelo governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo, na segunda-feira, 3 de agosto.

Entre os principais motivos elencados pelo governo para a Serra retornar ao estágio laranja está a redução no número de novos registros de hospitalizações por Covid-19 em UTI. “Há uma estabilização em um patamar alto, mas é uma estabilização”, afirma o governador. Segundo as informações, o número de óbitos não teve crescimento significativo.

Além de Caxias, o governo do Estado aceitou a reconsideração de Bagé, cujo pedido foi encaminhado pelo município para toda a região, e das associações regionais de Santo Ângelo, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Pelotas. O RS tem seis regiões na bandeira vermelha.

O que muda com o novo Decreto em Bento?

Em conformidade com o novo Decreto Municipal, o prefeito Guilherme Pasin flexibilizou algumas atividades da cidade. Entre elas:

  • Funcionamento de pubs, bares, restaurantes, padarias e lanchonetes, permitindo o ingresso de público até 22 horas e encerrando o atendimento presencial às 24 horas. Após este horário, somente com sistema de delivery e take-away;
  • Recomendado que bancos e lotéricas funcionem aos fins de semana e com horário estendido;
  • Proibidas atividades esportivas coletivas em ginásios, clubes e quadras esportivas;
  • Supermercados, mercados, padarias, confeitarias, açougues, peixarias e estabelecimentos congêneres controlem o fluxo de pessoas, ocupação máximo de 50%, um membro da família por vez.

Fotos: Arthur Davi, divulgação/ Silvestre Santos