Como forma de aliviar a conta de luz dos brasileiros, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter bandeira verde na conta de luz até dezembro de 2020. A medida emergencial foi aprovada após reunião da diretoria do órgão.

Mensalmente, a cor da bandeira pode sofrer mudanças, conforme a variação de diversos fatores, entre eles, o volume de água nas usinas hidrelétricas, estimativas de mercado, inflação, entre outros. Anualmente, os valores das bandeiras tarifárias sofrem atualização, levando em consideração diversos parâmetros. Neste ano, previsto para março, o reajuste não ocorreu devido a pandemia de coronavírus.

Conforme análise dos técnicos da Aneel, que também levou em conta as contribuições à consulta pública, o cenário de redução de carga e as perspectivas de geração de energia tornam possível o acionamento da bandeira verde nos próximos meses. Além disso, os custos cobertos pelas bandeiras tarifárias estão contemplados na chamada Conta-Covid –  empréstimo ao setor elétrico feito junto a bancos públicos e privados, com o objetivo de aliviar os impactos da atual crise no setor elétrico. Assim, a Agência decidiu suspender o acionamento das bandeiras até o final do ano.

Fototo: MME / Divulgação