A morte do bento-gonçalvense José Eugênio Farina, o “Geninho”, ocorrida na quarta-feira, 27, foi lamentada por diversas lideranças e entidades representativas do setor moveleiro, do qual o empresário fazia parte.

Farina também é reconhecido por sua contribuição comunitária. Durante sua trajetória, integrou diversas entidades empresariais e sociais, sendo presidente do CIC-BG, da Fenavinho, da Apae, do Conselho Administrativo do Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini, dentre tantas outras.

O Geninho sempre foi uma pessoa diferenciada, de grande atividade perante a comunidade. Lembro lá dos anos de 1976, quando decidimos, em sociedade, abrir a fábrica de móveis Bentec. Seu espírito empreendedor e inovador foram extremamente válidos para darmos os primeiros passos. Ele sempre teve muita visão de futuro, e isso podemos perceber no patrimônio empresarial que ele construiu e no legado que ele deixou. Certamente, Bento Gonçalves perde um líder, uma personalidade ímpar, um baluarte do setor moveleiro, que com muita persistência e força de vontade, conseguiu vencer.

Eurico Benedetti
Diretor dos Móveis Bentec

Uma grande e irreparável perda para o Setor moveleiro. Seu Geninho, como era carinhosamente chamado, foi um grande empreendedor, um líder nato, onde o exemplo era o pilar da sua liderança, além de um ser humano fantástico, admirado e respeitado por todos que o conheciam… Deixa um grande legado e um exemplo de vida, que serve de motivação para todos nós. O nosso reconhecimento, respeito e admiração por este grande visionário, que sempre esteve à frente do seu tempo.

Maristela Cusin Longhi
Presidente da Abimóvel e diretora da Multimóveis

O CIC-BG lamenta profundamente essa perda, irreparável em todos os sentidos. José Eugênio Farina, começando pela magnitude como ser humano, nos deixa enlutados por tudo o que fez, criou e construiu, tanto para sua empresa como para o município de Bento Gonçalves, região, Estado e país. Sua trajetória ficará marcada na nossa história pelo legado indiscutível e enorme que ele nos deixa, de aprendizado, de humildade, de determinação, de muito trabalho e de conciliação, porque era um empresário que, além do próprio negócio, prezava pelo coletivo. Bento Gonçalves deve muito a ele e será eternamente grata a tudo o que ele fez por nós.

Rogério Capoani
Presidente do CIC-BG

Lamentamos profundamente a perda de um grande líder e ícone do nosso setor moveleiro que nos deixou na quarta-feira. O sr. José Eugênio Farina teve uma enorme importância para a consolidação do mercado moveleiro nacional e internacional. Entretanto, mais que um empresário audaz e protagonista no desenvolvimento da indústria de móveis do Brasil, ele foi um grande defensor da articulação coletiva do setor moveleiro. Ele participou do Sindmóveis desde sua fundação, tendo integrado o Conselho Fiscal da entidade ininterruptamente entre os anos de 1977 e 1987, além de ter ocupado a função de diretor de Exposição Industrial na 1ª e 2ª edições da Mostra do Mobiliário, hoje a feira Movelsul Brasil. Historicamente, foi sempre um apoiador da atuação coletiva do setor, ao estimular a participação de executivos da empresa na diretoria do Sindmóveis, o que transcorre de forma voluntária. Na nossa atual diretoria, contamos com a atuação de sua neta Letícia Farina como diretora de Serviços. Em suma, é um homem de exemplo que deixa grande legado para o setor.

Vinicius Benini
Presidente do Sindmóveis

Seu Farina, chegou a hora de ajudar a organizar o céu, heim… O Senhor não para nunca mesmo né?! Pois é, com certeza Deus reconheceu que sua missão na terra foi concluída… O Senhor deixou um legado muito bonito e incontestável… Eu mesmo convivi 30 anos ao seu lado… que honra, que prazer, que sorte a minha… Tive um aprendizado que norteou meus passos para uma conduta, séria, decente e extremamente profissional… O que posso dizer neste momento triste? Obrigado de coração seu Farina… Que Deus, na Sua infinita bondade receba o Senhor de braços abertos e que traga muito conforto aos familiares e aos milhares de amigos que estão sentidos com sua partida… A dor é grande, mas a certeza da missão cumprida deixa nossos corações mais confortados… Segue em paz!

Rogério Francio
Presidente da Movergs

Com grande pesar recebi a informação do falecimento do empresário José Eugênio Farina. Geninho deixa um legado de contribuições com o desenvolvimento do município e região, evidenciando o empreendedorismo, liderança, trabalho e respeito a todos. Os sentimentos aos familiares e amigos. Nossa cidade perde não somente um empreendedor, mas uma figura singular em nossa história, por isso estamos decretando 03 dias de luto na cidade.

Guilherme Pasin
Prefeito de Bento Gonçalves

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, por meio de seu presidente, vereador Rafael Pasqualotto, manifesta profundo pesar com o falecimento do empresário José Eugênio Farina, presidente do Conselho Consultivo do Grupo Todeschini, aos 95 anos de idade, nesta quarta-feira, 27 de maio. Um empreendedor nato, que fez muito por Bento Gonçalves, Farina se destacou por vencer adversidades e crescer, gerando oportunidades, emprego e renda.

Rafael Pasqualotto
Presidente da Câmara Bento

Perdi um grande amigo, um dos maiores empreendedores, um grande visionário. Fomos amigos por mais de 50 anos, realizamos muitos negócios, muitos encontros, pescarias e viagens. Farina era um homem apaixonado pela família. Ficava emocionado quando falava dos netos. Quanto aos negócios, se referia sempre com grande otimismo. Um homem que saiu das cinzas e construiu um grande patrimônio. Nos deixa muita saudade. Bento Gonçalves perdeu um grande homem.

Adelino Raymundo Colombo
Presidente das Lojas Colombo

Sem sombra de dúvidas, foi uma perda inestimável para Bento Gonçalves. José Eugênio Farina foi um líder empresarial e comunitário como poucos. Pode-se dizer que o setor moveleiro, especialmente, deve uma parcela da sua evolução a ele pelo dinamismo e espírito empreendedor. Independentemente de ser um dos maiores empresários do país de todos os tempos, foi um dos maiores líderes, especialmente no Hospital Tacchini e em outras entidades, pois sempre participou tanto financeiramente quanto presencialmente, o que é muito importante para um grupo: a presença do seu líder.

Ademar De Gásperi
Diretor da Fiergs

O sr. José Eugênio Farina, Geninho como nós carinhosamente chamávamos, foi uma das figuras mais importantes do empreendedorismo industrial de Bento Gonçalves. Sempre digo que o Geninho é um Fênix, porque ressurgiu das cinzas, tem uma história que é impagável. Também costumava chama-lo de “O rei dos tirefonds” (parafusos que se usava para fixar os trilhos nas ferrovias), pois foi o grande comandante da empresa Farina à época em que era fundição e metalurgia e produziu todos os parafusos da linha férrea entre Porto Alegre e Jaboticaba. Além disso, teve outras atividades, tendo trabalhado inclusive com vinhos. Marcou também pelo carinho que tinha pela esposa, dona Lourdes. Ele era pessoa muito família, de uma postura moral irretocável. Outra coisa que lembro, lá pela década de 1980, foi Presidente do Conselho do Hospital Tacchini e eu era conselheiro. Ele liderou a implementação do Plano de Saúde Tacchimed. A ideia veio do Lourenço Mônaco, mas o Geninho disse que se fosse uma solução para o Tacchini, que iríamos fazer. É outra coisa que devemos a ele… Agora nos deparamos com a perda. Infelizmente, teve que nos deixar. Lamentamos muito, porque mesmo na avançada idade, nunca perdeu o senso administrativo, sempre levou a família toda na sua mão forte para consolidar o que realmente é o Grupo Todeschini. Em Bento Gonçalves, sempre que quisermos lembrar de uma pessoa boa e progressista, vamos lembrar de José Eugênio Farina.

José Antônio Alberici Filho
Conselheiro do Hospital Tacchini

De forma inesgotável, com otimismo e bom humor, o Geninho construiu uma linda história. Um empreendedor visionário, de muita coragem e sabedoria, que transformou e desenvolveu o mercado moveleiro do país, projetando-o para reconhecimento mundial no setor. Sua trajetória sempre foi baseada em valores, família e trabalho. Aliás, família que ele preparou tão bem para conduzir e continuar rumo a novas realizações. Meu falecido pai, Ivo Tramontina e seu sócio Ruy J. Scomazzon, sempre tiveram uma grande admiração pelo amigo Geninho e seu legado. Como aprendiz, desde cedo entendi sua magnitude, para além do apelido carinhoso.

Clovis Tramontina
Presidente do Conselho de Administração da Tramontina

Foto de Capa: Ana Carolina Azevedo / Divulgação
Fotos internas: Ana Carolina Azevedo e arquivo