Por meio das redes sociais, grupo ensina como canções italianas são executadas em cada instrumento, disponibilizando partituras e cifras

Estar longe dos palcos tem sido uma realidade difícil para inúmeros artistas mundo afora em tempos de pandemia. Contudo, muitos deles têm buscado alternativas para se aproximar do público de formas distintas. Esse é o caso da banda ítalo-brasileira Ragazzi Dei Monti. Em quase três décadas de trajetória, o grupo do pequeno município da Serra Gaúcha, Monte Belo do Sul, se reinventou para oferecer aos fãs e amantes da música italiana uma nova experiência: apresentar, em canais digitais, as canções interpretadas por eles de forma educativa, ensinando como a música é cantada/tocada em cada instrumento que compõe o conjunto musical.

O projeto ‘Ragazzi Digital’, financiado pelo Pró-Cultura RS, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, funciona da seguinte maneira: o grupo selecionou 20 canções que fazem parte de seu repertório (dentre autorais, folclóricas e populares italianas). A partir disso, cada integrante apresenta, em um dia da semana, como a música é executada em seu instrumento. No domingo, é apresentado um clipe da canção, presente em um dos três DVD’s da banda, para introduzir a música da semana; de segunda à sexta-feira, cada músico apresenta sua parte de forma individual (vocal, teclado, guitarra, contrabaixo e bateria); e, no sábado, o resultado de todas as vídeo-aulas culturais da semana é apresentado em novo videoclipe.

Desde 1991, banda ítalo-brasileira conquista público Brasil à fora

Como nasceu o Ragazzi Digital?

A iniciativa surgiu com a repentina suspensão da agenda de apresentações e com o desejo de manter ativos os músicos e a cultura italiana entre os apreciadores. “Percebemos que precisávamos buscar alternativas e, consequentemente, garantir a sobrevivência financeira, pois muitos deles têm na música a principal fonte de renda. Dessa forma, iniciamos promovendo lives beneficentes para mantermos nossa conexão com o público. E, percebendo o engajamento que o meio virtual proporciona, surgiu a ideia de entregar algo a mais à comunidade, que agregasse também em termos de conhecimento e cultura”, conta o vocalista e um dos fundadores, Alvaro Manzoni.

O projeto possui um site exclusivo (www.ragazzidigital.com.br), no qual é possível conferir a letra e a tradução das canções e baixar partituras musicais e da bateria e as cifras – formando um acervo para os músicos que desejarem interpretar as melodias. Cada artista grava os vídeos de sua própria casa.

O resultado de todas vídeo-aulas é apresentado em novo videoclipe, aos sábados

Além disso, todo o conteúdo é disponibilizado também nos canais digitais. Segundo Manzoni, desde que a atividade iniciou nas redes, no mês de setembro, já teve um alcance de mais de 61 mil pessoas somente na página do Facebook. “É possível cadastrar um e-mail no site para receber as notificações das aulas e baixar os materiais das canções, como partituras, cifras e letra. Computamos mais de 270 interessados em conferir o conteúdo das vídeo-aulas disponível no portal”, sublinha.

Adaptando-se à nova realidade

Cada integrante apresenta a música de forma individual

Ao longo dos quase 30 anos na estrada, muitas mudanças aconteceram, inclusive o movimento da tecnologia. Manzoni comenta que, apesar de acompanharem as alterações, especialmente as digitais, ainda não estavam tão mergulhados no convívio por trás das telas. “É bem diferente interagir com o público via redes sociais, pois o contato presencial em bailes e shows sempre foi a principal característica do grupo. Mas, ao entendermos a importância e a necessidade dessa adaptação, não hesitamos. Está sendo um período de muito aprendizado para ambos os lados, acredito. O carinho dos fãs continua o mesmo e o nosso compromisso com a valorização dessa cultura também”, celebra.

As vídeo-aulas culturais são publicadas diariamente nas redes sociais da banda: página do Facebook (facebook.com/ragazzideimonti), perfil no Instagram (@ragazzideimonti) e canal no Youtube (bit.ly/2HMURLd). O projeto ‘Ragazzi Digital’ conta com patrocínio de Adega Cavalleri e Nutrire.

Fotos: Divulgação