Quantidade atual daria para alimentar bebês internados na UTI Neonatal pelos próximos 12 dias

O Hospital Tacchini de Bento Gonçalves emitiu um alerta sobre a baixa no estoque de leite humano em seu banco, a AMA Tacchini. A informação foi divulgada pela Casa de Saúde na segunda-feira, 7 de agosto. De acordo com a direção do espaço, atualmente, cerca de 13 litros estão disponíveis para utilização, o que possibilitaria a alimentação de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelos próximos 12 dias apenas.

Ainda, de acordo com a coordenadora do Banco de Leite Danusia Capoani, o leite é oferecido, principalmente, para os bebês internados nas UTIs neonatais, uma vez que ajuda na recuperação dos prematuros. “Desde que abrimos as portas do Banco de Leite AMA Tacchini, há mais de 2 anos, registramos apenas dois casos de enterocolite necrosante, que é a principal doença ligada à dificuldade de alimentação dos bebês. Esse dado já mostra o quanto cada gota de leite materno contribui para o crescimento e desenvolvimento saudável dos recém nascidos”, descreve.

Conforme a coordenação do Banco de Leite Humano do Hospital Tacchini, para doar, as mães nem precisam sair de casa. Além da parceria com o Corpo de Bombeiros, que realiza a coleta domiciliar em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, a instituição busca doações de mães de outros municípios da serra gaúcha com recursos próprios. 

São potenciais doadoras, todas as mulheres em período de amamentação. Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano Ama Tacchini, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303, pelo email  [email protected] ou pelo WhatsApp (54)99237-1842. O espaço funcionará todos os dias, das 8h às 18h. 

Foto: Ascom Hospital Tacchini