O Banco Central (BC) lançou nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, o quarto conjunto de nove moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, sendo uma de ouro, quatro de prata e outras quatro de circulação comum. Assim, o BC encerra a série especial dos jogos, que contém 36 moedas.

A moeda de ouro homenageia o Cristo Redentor e a Tocha Olímpica, que é o símbolo dos jogos. As moedas de prata são referentes ao Rio de Janeiro, trazendo paisagens conhecidas pelo carioca como a prática de esportes e aspectos culturais e da natureza da cidade.

Já as de circulação comum lembram dois dos esportes em que o Brasil conquistou mais medalhas nas Olimpíadas e nas Paralímpíadas, que são o boxe e a natação paralímpica, além de apresentarem os mascotes dos jogos, Vinícius, mascote olímpico, e Tom, representando os Jogos Paralímpicos.

O diretor de Relações Internacionais do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), João Sidney Figueiredo Filho, lembrou que, no mundo, existem milhares de colecionadores de moedas e que este é um nicho que o Brasil poderia aproveitar mais.

“A gente iniciou esse projeto [confecção de moedas comemorativas] ainda em 2010 visando resultados benéficos para o nosso país. Ao redor do mundo existem milhares, milhões de colecionadores de moedas de todos os tipos. É uma grande indústria que chega a render milhões. Por anos, estivemos parados nesse ramo, mas esperamos que, com o lançamento de todas que já colocamos à venda desde 2014, o Brasil se mostre um mercado forte nesse ramo”, disse.

Informações da Agência Brasil.