Dos 32 municípios que integram o Corede Serra, apenas oito já passaram do índice mínimo de eleitores que é de 2%; da região, apenas Santa Tereza alcançou a marca até o momento

Faltando três dias para encerrar o processo de votação da Consulta Popular 2021, apenas 25% dos municípios que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede-Serra) conseguiram alcançar o índice mínimo de participação que garantirá o rateio de recursos para projetos do ano que vem. Até quinta-feira, 8 de dezembro, menos de duas mil pessoas haviam votado pelo site ou aplicativo. O número não chega a 0,3% do total de moradores da região, que chega a aproximadamente 862,4 mil.

Dos 32 municípios que integram o Corede da região, apenas oito alcançaram o índice mínimo de eleitores, que é de 2%. Do entorno de Bento Gonçalves, apenas a cidade de Santa Tereza ultrapassou a marca, alcançando 3,32% e garantindo parte dos recursos que deverão ser enviados à região pelo governo do Estado no ano que vem.

Além de Santa Tereza, devem ser contemplados com os projetos as cidades de Fagundes Varela (10,69%), Guabiju (9,35%), Montauri (2,92%), Nova Roma do Sul (4,27%), São Jorge (2,67%), União da Serra (6,25%) e Vista Alegre do Prata (2,01%).

Até o momento, Bento Gonçalves chega a 0,11% de participação dos eleitores. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade possui 89,4 mil votantes. Desse total, apenas 106 acessaram as plataformas de votação. Outros municípios como, Boa Vista do Sul (0,04%), Carlos Barbosa (0,11%), Caxias do Sul (0,18%), Cotiporã (1,5%), Farroupilha (0,03%), Garibaldi (0,03%), Monte Belo do Sul (0,23%), Pinto Bandeira (0,34%) e Veranópolis (0,14%), também registram baixa participação, ameaçando conquistar o número mínimo de votantes necessários.

Para esta edição da Consulta Popular, o recurso será dividido igualmente entre os três projetos que alcançarem maior votação. No total, são cinco propostas. Duas delas são âmbito regional: um é para a criação da Rota Turística Vales da Serra e outro é do Arranjo Produtivo Local do Setor de Alta e Média Tecnologia. As demais são direcionadas a três municípios: uma é para ações de infraestrutura e atendimentos psicossociais para pessoas com deficiências ou transtornos; a segunda é a implantação de hortas biodidáticas e composteiras, com possibilidade de utilização por escolas e associações, e a elaboração dos planos de saneamento ambiental; e a terceira é para criação do programa de incentivo para a irrigação da fruticultura, subsídios para bioinsumos para a agricultura familiar orgânica e construção de cisternas para reservação de água.

Para o Corede Serra, a verba disponibilizada é de R$ 942,8 mil. A votação ocorre de forma totalmente digital pelo site da Consulta Popular ou pelo aplicativo Colab. Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral na Serra Gaúcha, podendo escolher apenas um dos projetos constantes na cédula. Cada eleitor tem direito somente a votar em um projeto e para a votação é necessário o número do título de eleitor.