Secretário de Esportes comenta investimento no setor em alguns bairros do município

Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves divulgou que, através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), quatro bairros receberão quadras esportivas para que a comunidade possa usufruir. No momento, Tancredo Neves, Zatt, Cembranel e Caminhos da Eulália tiveram as obras iniciadas. Elas devem ficar prontas até o fim de 2022.

Além desses espaços, o da Praça Oscar Bertholdo, no Borgo, e da Praça Achyles Mincarone, no São Bento, estão em processo de reforma do cercamento e concretagem do piso. O Secretário da pasta, Eduardo Virissimo, explica que essas mudanças na estrutura já fazem uma diferença significativa. “Uma quadra nos moldes que estão sendo feitas essas, é muito mais utilizável, por que nosso clima, que por boa parte do ano é frio e chuvoso, deixa as quadras de areia inutilizáveis”, elucida.

Por fim, o bairro Ouro Verde também possui um projeto em andamento, a obra para construção do Campo de Futebol sete. No total, essa demanda custará R$ 755 mil, sendo que parte foi beneficiada pelo programa Avançar no Esporte, do governo do Estado. Dessa forma, o espaço de 2.561 m² custará R$ 228.849,57 ao município.

Investimento no convívio social

Virissimo comenta que a escolha pelos bairros foi feita de maneira a beneficiar aqueles locais com poucos aparelhos esportivos. Assim, a ordem de demanda é por necessidade. O foco é, justamente, levar um convívio social aos bairros de que mais precisam de um espaço que fomente isso.

O secretário esclarece que a atividade esportiva possui esse viés de integração entre as famílias. “O esporte tem esse caráter dentro de cada bairro, a união entre todos que ali utilizam o espaço”, pondera. Ele também diz que a Secretaria busca manter os locais em boas condições, mas pede ajuda da população para isso.

Futuro esportivo em Bento

A cidade pode esperar mais acontecimentos esportivos em 2022, é o que afirma o secretário ao revelar que Bento deve ultrapassar os 200 eventos este ano. Justamente por conta disso é que a Sedes preocupa-se em expandir as estruturas nesse segmento.

Não é somente o futebol, que costuma se popularizar mais, que receberá atenção. “A cada dia nos procuram para ampliar as modalidades esportivas em Bento, que sabemos que já são muitas, mas o nosso papel é estar auxiliando a todos e, inclusive, as novas que vêm chegando”, explica.

Virissimo enxerga que a construção dessas quadras, assim como a reforma das demais, e outras obras de estrutura, não chegam somente para expandir a quantidade de exercícios na Capital do Vinho, mas para ampliar outros temas. “É um investimento não só no esporte, mas na educação, inclusão social, entretenimento, segurança e saúde de nossa cidade, o esporte bem conduzido faz tudo isto”, pontua.