A 31ª festa do protetor dos vinhateiros ocorre amanhã, 10 de julho, com
programação que inicia a partir das 9h30min

O bairro São Bento celebra neste domingo, 10 de julho, o seu padroeiro, considerado o protetor dos vinhateiros. A 31ª Festa em Honra a São Bento, que tem como lema “Reviver e aprender com São Bento”, inicia a partir das 9h30min, com procissão motorizada pelas principais ruas da cidade, seguida de missa festiva e almoço de confraternização.

Conforme o padre Gilmar Marchesini, São Bento não é um santo tão conhecido no Brasil. Entretanto, na Europa ele é muito venerado. “Foi ele que iniciou a chamada vida monástica, com as regras definidas, de convivência, com os votos de pobreza, obediência e castidade, além de reunir muitas pessoas que eram mendicantes, ou que tinham outras espiritualidades nos seus conventos. O lema que ele tinha era ‘ora-te e labora-te’, isso é, rezar e trabalhar, unir as duas coisas que são primordiais na vida das pessoas”, explica.

O pároco ainda aponta que ele é o protetor dos vinhateiros, por isso a escolha dele pela comunidade. “Ele é padroeiro das pessoas que trabalham nos parreirais, da vindima, e por isso que, ao lado da igreja, foi colocado também um pequeno parreiral para lembrar essa devoção a São Bento como protetor de todo o trabalho que é feito em torno dos parreirais e do cultivo da uva”, pontua.

Ele enfatiza que o santo deixa um legado e um desafio para todos. “O primeiro deles é o da oração, num tempo de corrida como nós temos, que muitas vezes não temos tempo para Deus, ele recorda que devemos parar, contemplar, rezar, agradecer, deixar Deus habitar cada um de nós. Em segundo a questão do trabalho, que é aquele que dignifica, que dá vida, que é fonte de suor, mas também da sobrevivência humana. Um trabalho feito de forma coletiva, cada um assumindo suas responsabilidades e também realizando da melhor forma aquilo que é vida do dia a dia do trabalho”, esclarece.

A festa

Antes do dia festivo, uma programação foi preparada para envolver toda a comunidade. Na quinta-feira, dia 7, ocorreu a procissão das velas e terço das rosas; na sexta, dia 8, a missa crioula. “Foram momentos emocionantes, que fizeram toda a diferença e nos aproximou ainda mais dos nossos objetivos”, conta a festeira Aline Predebon.

Os casais de festeiros Fernando Pedro e Clores Marisa P. Brandalise, Silvio e Cristiane Longhi Erthal, Diego e Aline Predebon e Fabiano Zanotto e Elenice Postal, foram apresentados à comunidade em 2019. Entretanto, por conta da pandemia, a festividade não foi realizada, sendo retomada neste ano. “Ficamos muito felizes em contribuir e com a ajuda de muitas pessoas, que se empenharam e se dedicaram, seguimos firmes no nosso propósito. Nossa missão nesse ano foi a pintura da igreja e colaborar com o município em função de que a Igreja São Bento é a primeira em formato de pipa e toda personalizada internamente”, lembra.

Para o almoço, são esperadas cerca de 700 pessoas. “Teremos todo cuidado pela capacidade do CTG, então ainda possuímos alguns ingressos para venda. O público poderá degustar um cardápio especial, típico, e contaremos com apresentação da Inês Rizzardo que também traz essa veia da nossa região e representa muito bem quem somos”, conclui.