Os índices de infecção, internação e de mortes provocadas pela pandemia de covid-19 caíram mais de 80% em Bento Gonçalves, conforme apontam os dados divulgados pelo Setor de Epidemiologia e a Coordenação de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os números fazem parte de um levantamento feito até o dia 25 de novembro e mostram a tendência de queda se acentuar, conforme avança a vacinação na cidade.

De acordo com os dados, casos de infecção tiveram 82,1% de queda, enquanto os de internação chegaram a reduzir 86,8% e o de mortes 84%. Segundo a SMS, o levantamento mostra que quanto maior o número de imunizados, a redução dos índices foi aumentando mensalmente, principalmente, a partir do mês de julho, quando a cobertura vacinal com a primeira dose das vacinas contra o coronavírus haviam atingido 60,7% e a segunda dose 27%.

Conforme as informações, em novembro, o número de mortes por coronavírus chegou a quatro até a presente data, enquanto as internações chegaram a 17 e novos casos de infecção somaram 120. Neste mês, os dados parciais da cobertura vacinal da dose 1 e da dose 2 atingiu 86,7% e 71,7%, respectivamente.

A secretária de saúde, Tatiane Misturini Fiorio destaca a eficácia comprovada das vacinas no combate ao coronavírus. “Os dados demonstram que a procura da população pela vacinação e os esforços da secretaria para que todos tenham alcance ao imunizante estão sendo importantes para que tenhamos uma diminuição nos casos e óbitos. Nos mantemos vigilantes e atentos as novas variantes”, explica.