O pagamento da primeira parcela do novo programa do Governo Federal, o Auxílio Brasil, começa a ser paga nesta quarta-feira, 17, a cerca de 14,5 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais. De acordo com o Ministério da Cidadania, as datas de pagamento seguem o modelo do antigo programa Bolsa Família, ou seja, com base no dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Segundo o governo, o valor médio pago para as famílias que se enquadram no perfil será de R$ 217,18 mensais. Hoje, beneficiários com dígito final do NIS de número 1 já poderão sacar o valor. No dia 30 de novembro será pago a parcela ao último grupo com final zero do NIS. O pagamento será feito por meio da Caixa Econômica Federal. A expectativa é de que nos próximos meses, o programa alcance cerca de 17 milhões de famílias.

Quem recebia Bolsa Família: como fica?

Por utilizar as informações existentes no programa Bolsa Família, famílias que já recebiam o benefício continuarão recebendo mensalmente, sem a necessidade de se deslocar até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar um novo cadastro. Apenas em casos de atualização de informações, como mudanças no número e integrantes da família, ou inclusão de novos documentos é que haverá necessidade de comparecer ao órgão. Conforme o governo, a atualização cadastral deve ser feita de dois em dois anos.

Calendário de pagamento do Auxílio Brasil em novembro:

NIS com final 1: 17 de novembro

NIS com final 2: 18 de novembro

NIS com final 3: 19 de novembro

NIS com final 4: 22 de novembro

NIS com final 5: 23 de novembro

NIS com final 6: 24 de novembro

NIS com final 7: 25 de novembro

NIS com final 8: 26 de novembro

NIS com final 9: 29 de novembro

NIS com final 0: 30 de novembro