A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) está agendada para o domingo, 21. Além da prova subjetiva, os candidatos farão as provas de linguagens e ciências humanas. Neste ano, tanto os testes impresso quanto o digital terão o mesmo tema. Em ambas modalidades o texto deverá ser feito à mão. Para realizar a redação é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não ter tirado zero na redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza todos os anos, conforme previsto no edital do exame, uma cartilha com os detalhes da correção. Ainda não foi disponibilizada a cartilha do Enem 2021.

Documentos de anos anteriores, com exemplos de redações que receberam a nota máxima, 1 mil, estão disponíveis na página da autarquia. (Clique aqui e veja o material disponível) 

Fonte: Agência Brasil