Iniciativa integra o projeto “Elas por Elas”, liderado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Bento Gonçalves

Lançado no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Projeto “Elas por Elas”, promovido pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Bento Gonçalves, disponibiliza aulas gratuitas de técnicas de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência e familiar.

A iniciativa integra o programa “Polícia Civil por Elas” que tem por objetivo promover ações voltadas à aplicação da Lei Maria da Penha e ao enfrentamento e prevenção da violência contra a mulher.

Para a delegada titular da DEAM, Deise Salton Brancher, o objetivo do projeto vai além do aprendizado técnico. “Elas vão aprender a se desvencilhar de determinadas situações de risco, mas também, vão poder se identificar com as outras mulheres que estão naquele ambiente e reconhecer a capacidade de exercer um papel. Por vezes, a violência psicológica mina a mulher a ponto de não se identificar como alguém que tem possibilidades”, ressalta Deise.

A oportunidade de realização das aulas será informada às vítimas pela DEAM no ato do registro da ocorrência. Serão ofertados de 6 a 10 encontros, de acordo com a necessidade de cada mulher.

As aulas serão ministradas de forma voluntária pelo instrutor de artes marciais Krav-Maga, Adriano Rinaldi. “Este projeto consiste em ajudar mulheres que estão passando por qualquer tipo de violência. Os ensinamentos abrangem técnicas para se livrar de todo tipo de situação, como agarramentos, estrangulamentos de todas as formas, inclusive no chão, pegadas de mãos, puxões de cabelo e situações de estupro, defesa contra todos os tipos de ataques com facas, bastão e armas de fogo, técnicas de imobilização, quedas, socos e chutes. Fico muito feliz em poder fazer a minha parte para diminuir esses números que todos os dias aumentam”, destaca Rinaldi.

O projeto “Elas por elas” foi idealizado no ano passado pela delegada Raquel Peixoto, de Novo Hamburgo. Mulheres interessadas também podem entrar em contato diretamente com o professor pelo WhatsApp (54) 98127-0776.

Foto: Divulgação, Adriano Rinaldi