Se implantada na cidade, a secretaria municipal de Educação continua responsável pelo currículo escolar e caberia aos militares a atuação como monitores na organização cívica do espaço

Na quinta-feira, 9 de dezembro, direção, professores e pais de alunos da EMEF Maria Borges Frota, no bairro Zatt, em Bento Gonçalves, se reúnem a partir das 19h, para discutir a adesão ao projeto que implemente o modelo de escola cívico-militar na instituição. Ainda em fevereiro, o município assinou um termo que manifestava interesse em aderir ao Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares.

Conforme as informações, a realização de audiência pública é uma das etapas que as escolas interessadas precisam realizar. Para participar do programa, as escolas devem ter entre 501 a um mil matrículas nos anos finais do ensino fundamental e médio; atender aos turnos matutino e/ou vespertino; ter alunos em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a prefeitura de Bento Gonçalves, o modelo cívico-militar é diferente do modelo das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas. Se implantada na cidade, a secretaria municipal de Educação continua responsável pelo currículo escolar e caberia aos militares a atuação como monitores na organização cívica do espaço.

Atualmente, a escola Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Borges Frota, escolhida para receber o modelo conta com 680 alunos, distribuídos em 40 turmas, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, e quatro turmas no turno da noite na Educação de Jovens e Adultos – EJA, contando com um corpo docente de 60 professores.