Rafael Licks conquistou Top 5 na Arnold Sports Festival South America, que segundo ele, é sua ultima competição de 2024

Dos dias 11 a 13 de abril, ocorreu uma das maiores competições de fisiculturismo da América. A Arnold Sports Festival South America reuniu 23 modalidades esportivas, e contou com competidores de diversas partes do continente. O atleta bento-gonçalvense, Rafael Licks, representou o município e conquistou o Top5 de fisiculturismo.

O atleta competiu contra fisiculturistas que só vivem do esporte. Licks infelizmente não consegue este feito de viver somente da modalidade, por isso tem que cumprir uma jornada de nove horas de trabalho e treinar no tempo livre. “Ter conquistado um Top5, no maior e mais prestigiado evento da América Latina é a realização de um sonho. Esse feito tem mais peso e prestígio, que muitos outros títulos que já obtive, pois ali tinham 22 atletas do mais alto nível. Grande maioria desses são patrocinados pelas empresas líderes do segmento da suplementação, diferente de nós, que com recursos próprios e alguns auxílios fazemos história”, comenta.

Licks revela estar no seu melhor físico dos últimos anos. Para ele todo o sofrimento da preparação é compensado no palco. “Além de estar no ápice do meu físico, no palco sou muito agressivo, quero meu espaço ali. Sofro meses em preparação para segundos no palco e com a experiência que tenho faço o máximo com o que tenho. Tento apresentar o físico com as minhas melhores poses, ser leve e forte ao mesmo tempo, isso é ser Classic Physique, é uma arte”, enaltece.

Com uma dieta restritiva, buscando um balanceamento entre o maior volume muscular, com a máxima definição e densidade somando a treinos exaustivos buscando sempre o seu melhor, o fisiculturista acredita que o mais difícil da sua rotina é o cuidado mental. “Meu maior desafio sempre é o cuidado mental. Pois meu corpo está no limite da exaustão, junto com restrição de alimentos, de sono, horas diárias de cardio e treinos muito intensos. Tudo isso só é possível se tiver um propósito maior e uma mente forte, e acima de tudo fé em Deus, porque tem momentos que a gente consegue suportar”, conta.

Licks revela que este ano, não compete mais. Segundo ele, agora vai buscar evoluir ainda mais seu físico para em 2025 ser o melhor de tudo que disputar. “Agora, encerrei a temporada de competições de 2024. Vou focar em sempre aprimorar o físico e buscar recursos e patrocinadores para fazer melhor ainda na temporada 2025. O fisiculturismo é um estilo de vida, não é algo que você é por um tempo e depois deixa de ser. A única diferença é que fora do período de competições nos permitimos ter alguns momentos sociais que fazem falta”, conclui.