Depois do Outubro Rosa, um mês voltado à conscientização das mulheres, novembro também será de atividades para prevenção dos homens. A prefeitura está engajada na campanha mundial Novembro Azul, e promove uma série de atividades voltadas à saúde do homem durante todo o mês. O objetivo é sensibilizar, em especial, àqueles com idade acima de 45 anos sobre o câncer de próstata. Em Bento Gonçalves, a faixa compreende 16.072 pessoas, totalizando 14,3% da população (IBGE 2010).

Consultas, agendamento de exames, palestras serão promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na sala de espera das unidades de saúde, também serão disponibilizadas orientações, onde serão, também, oferecidos testes rápidos para detecção da doença. Ainda, o prédio do palácio municipal permanecerá iluminado de azul em todas as noites do período.

Visto que também em novembro, no dia 14, celebra-se também o Dia Mundial de Prevenção Diabetes, a SMS promove, no sábado, 7 de novembro, algumas atividades na Via Del Vino. Será realizada a verificação de pressão arterial, teste de diabetes para rastreio, orientações sobre hipertensão, entre outros, das 8h às 12h.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.