A boa pontuação no Campeonato Gaúcho de Tiro Esportivo garantiu a Amilton Dias Ribeiro a participação no Campeonato Nacional. O bento-gonçalvense de 52 anos, que atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking estadual (empatado com outro atirador), aceitou o convite da Federação Gaúcha de Caça e Tiro (FGCT) e encara no próximo sábado, 13 de setembro, em Passo Fundo, a 8ª etapa da competição.

Ribeiro participa em duas modalidades no Brasileiro: carabina menor 25 metros e carabina menor 50 metros. No Gaúcho, além destas duas, ele também está inscrito na categoria carabina maior 50 metros. “É um orgulho representar Bento Gonçalves e o Estado fazendo parte da equipe da FGCT”, afirma. A prova do dia 13 também vale pontuação para o Estadual, que iniciou em março deste ano. A etapa gaúcha segue no domingo, dia 14, com disputa em Caxias do Sul.

O interesse de Ribeiro pelo tiro esportivo iniciou ainda na juventude influenciado por provas olímpicas e pela prática com carabinas de pressão. A experiência de cinco anos disputando o Campeonato Gaúcho consolidou esse talento, que é aperfeiçoado com disciplina e treinos semanais no Clube de Caça e Pesca Santo Huberto, que o atirador também representará. “O tiro é uma paixão de muitos anos. Sou um apreciador de armas, mas para serem utilizadas no esporte. Atirar exige muito controle emocional, responsabilidade e comprometimento”, destaca. Além de se dedicar ao tiro esportivo, Ribeiro é torneiro mecânico e instrutor do Senai há quatro anos.

A final do Campeonato Nacional será na cidade de Resende, no Rio de Janeiro, entre 21 e 23 de novembro. Até lá, o atirador tentará o patrocínio de apoiadores locais para custear deslocamento e hospedagem. “Meu objetivo principal é ganhar o Estadual, mas também quero terminar o brasileiro entre os dez melhores do país. Sei que será difícil, mas vou com tudo”, avisa. A classificação entre os três primeiros na competição organizada pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) garante a Bolsa Atleta – auxílio financeiro concedido pelo Ministério do Esporte.