Após cerca de quatro meses com agências fechadas, em razão da pandemia de coronavírus, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reabrem a partir de segunda-feira, 24. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 21. Em um primeiro momento, o atendimento presencial será com tempo de funcionamento de seis horas contínuas. Os canais 135 e Meu INSS continuarão disponibilizando os atendimentos que até então estavam sendo realizados.

De acordo com o órgão, o atendimento presencial será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos. Serviços que não possam ser efetivados por meio dos canais de atendimento remotos como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional também serão retomados.

No total, serão reabertas 1525 agências da previdência social abertas em todo o Brasil. Apesar do retorno, o Governo explica que caso algum estabelecimento não tenhas mínimas condições de segurança sanitária, a orientação é de que o regime de plantão seja reduzido. A avaliação de reabertura ou não caberá a cada unidade avaliar.