Um ataque cibernético durante a madrugada desta terça-feira, 8 de fevereiro, tirou do ar, sites ligados ao governo do Rio Grande do Sul. A situação afetou o portal RS, além do Detran-RS, Instituto Geral de Perícias, entre outros. Ainda não há previsão para normalização do sistema online.

Em nota, a Companhia de Processamento de Dados (Procergs) confirmou a situação e informou que as tentativas de entrada aos sistemas do governo foram detectadas e impedidas em tempo, sem o vazamento de informações. “Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível”, informou o órgão, por meio de nota.

Com a situação, serviços como o agendamento para confecção de carteiras de identidade, além de acessos a serviços das secretarias estaduais da Fazenda, Saúde e Segurança Pública estão fora do ar e sem previsão de retorno.