Proposta que segmenta funcionários foi aprovada com 38 votos favoráveis e dois contrários

Nesta quarta-feira, 22 de dezembro, a Assembleia Legislativa aprovou, por meio de votação, a proposta de reajuste do piso do magistério apresentada pelo governo do Estado. No total, foram 38 votos favoráveis, dois contrários e algumas abstenções. Com essa aprovação, professores do Rio Grande do Sul terão um reajuste de 32% na tabela de subsídio.

Entenda a polêmica

A proposta do governo estadual passou por opiniões contrárias aos seus termos por acabar segmentando a classe trabalhista da educação. Somente professores do magistério terão acesso a esse reajuste de 32%, enquanto aposentados e inativos terão 5,5% e outros profissionais de escolas, como faxineiros, cozinheiros e secretários, não terão reajuste salarial.

O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sindicato dos trabalhadores em Educação – o conhecido Cpers – estava em protesto contra essa segmentação e pedia do governo do Estado um reajuste igualitário com todos profissionais. Porém, a proposta foi aprovada sem modificações desejadas pelo órgão.

Tabela com reajuste para os professores na ativa:

estado.rs.gov.br

Foto: Vinicius Reis