Em pouco mais de 24 horas, cidade registrou dois homicídios. Poder Público Municipal e forças de segurança se mobilizam para rechaçar violência

Domingo, 14, e segunda, 15, foram marcados por crimes violentos em Garibaldi. Em pouco mais de 24 horas, a cidade passou a contar com mais dois registros de homicídios em seus dados sobre a segurança. Até agora, foram contabilizados 10 assassinatos em 2022, sendo sete nos últimos 40 dias. O município, que teve um começo de ano seguro, vem apresentando rápida elevação nas mortes violentas. Com o último caso, a prefeitura se manifestou, demonstrando preocupação para reverter esse cenário.

Invasão a UTI de hospital

Durante a madrugada de segunda-feira, 15 agosto, um homem invadiu um hospital, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Garibaldi, para executar um indivíduo que estava internado e entubado. A vítima, identificada como Rodrigo da Silva, de 26 anos, havia sofrido uma tentativa de homicídio ainda na noite de domingo, 14, e passou pela casa de saúde para receber cuidados clínicos. Ele foi operado e estava se recuperando na ala médica quando sofreu o ataque.

Segundo o delegado responsável do caso, Clóvis Rodrigues de Souza, o assassinato ocorreu por volta das 3h45min, momento em que o criminoso conseguiu invadir o Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) pela porta dos fundos, de acesso exclusivo aos funcionários, na rua Heitor Mazzini. Ele escalou a entrada, se pendurando na janela e canos ao redor, até chegar no vão entre o teto e a porta.

Foto: Ana Biondo

Ainda de acordo com Souza, o autor do crime seguiu armado pelos corredores do segundo andar da Casa de Saúde até encontrar Rodrigo, em quem desferiu ao menos cinco disparos. Depois de atirar, o indivíduo conseguiu invadir outro setor e arrombou uma janela. Ele pulou de uma altura de cerca de cinco metros e voltou à rua, de onde saiu correndo e não foi mais visto. No momento, a Polícia Civil (PC) segue com as investigações, utilizando, principalmente, câmeras de videomonitoramento para tentar identificar o criminoso.

Rodrigo da Silva é natural de Bento Gonçalves, mas residia em Garibaldi, no bairro Vale dos Pinheiros. Ele estava internado na UTI do HBSP por conta de uma tentativa de homicídio que sofreu na noite de domingo. Silva encontrava-se em sua residência quando foi alvejado. Ainda não há detalhes acerca dessa primeira investida, mas sabe-se que ele conseguiu fugir e pedir por ajuda, sendo levado ao hospital, onde foi novamente alvo de ataque, desta vez, fatal. A vítima, segundo a PC, possuí antecedentes criminais, como tráfico de drogas.

Duas vítimas em menos de dois dias

Antes do assassinato na UTI, Garibaldi já havia registrado uma morte violenta no dia anterior. O jovem motoboy Emerson Belinsky, de 23 anos, estava desaparecido desde o sábado, 13, após ter saído para realizar entregas de pizzas. No fim da tarde de domingo, seu corpo foi encontrado na rua Buarque de Macedo, bairro Borghetto.

A vítima foi descoberta às margens da via pública, por um empresário que trabalha nas proximidades. A Brigada Militar foi acionada e se deslocou para conferir o cadáver, que foi identificado como sendo do jovem desaparecido. O corpo possuía ferimentos derivados de disparos de armas de fogo.

Na manhã de segunda, o delegado Souza confirmou o caso como homicídio, portanto, este foi o 9° ocorrido em Garibaldi neste ano. O jovem residia no bairro Chácaras e deixa a mãe, padrasto e irmão. A PC ainda investigará a motivação e autoria do delito.

Respostas e medidas do município

No início da semana, o Gabinete do Prefeito de Garibaldi emitiu uma nota mencionando novas medidas para conter casos de violência. Segundo o comunicado, a Prefeitura Municipal já entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), pedindo urgência no apoio ao efetivo policial.

O prefeito, Sérgio Chesini, irá organizar reuniões com o Delegado Regional de Polícia, Augusto Cavalheiro Neto, e o Comandante Regional da Brigada Militar, Márcio Luz. “Os episódios de violência ocorridos em Garibaldi nos últimos dias são graves e inaceitáveis. Esse é o reflexo de uma realidade que, cada vez mais, tem feito parte do cotidiano de pequenas e médias cidades do Rio Grande do Sul”, escreve em nota.

No parecer do gabinete, o município esclarece que a segurança é responsabilidade do Governo do Estado, segundo a Constituição Federal, mas que não se isenta de adotar ações que beneficiem o setor.

“Aumentamos o auxílio-moradia, beneficiando 27 policiais militares e nove policiais civis; chegamos a 28 pontos de câmeras de cercamento eletrônico; investimos fortemente no reforço da iluminação, com mais de 2 mil lâmpadas de LED; implantamos uma escola cívico-militar; adquirimos, junto com o Consepro e a comunidade, 15 pistolas 9mm; através do Governo do Estado, conquistamos uma viatura Hylux, semi blindada, para melhorar o patrulhamento urbano; e, na última sexta-feira, 12, o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual de Garibaldi recebeu uma Hylux, 4X4, semi blindada, com investimento do Governo Estadual”, enumera.

O Hospital Beneficente São Pedro também emitiu uma nota oficial, onde lamenta a fatalidade do crime ocorrido na segunda. “A violência que se concentra na sociedade se revela presente em todos os locais, e infelizmente, atingiu diretamente nossa instituição, que almeja a promoção da vida. Desde já, o HBSP tem reforçado as medidas de segurança, para impedir ações criminosas como esta, e reitera seu compromisso com a saúde e a comunidade local”, pontua.