Na tarde desta segunda, 2 de abril, ocorreu um roubo em uma loja de calçados localizada na rua Saldanha Marinho, área central de Bento Gonçalves, onde conforme relatado, um indivíduo entrou no estabelecimento armado e roubou um relógio de pulso, um par de tênis e o dinheiro do caixa, fugindo rapidamente da loja e embarcando em um táxi.

Imediatamente após o roubo, iniciou-se uma análise minuciosa das câmeras de monitoramento da Brigada Militar localizadas no Centro Integrado de Operações (Ciop), com objetivo de procurar detalhes e características do suspeito e do taxi da fuga, sendo também emitido um alerta para todas as cidades próximas a Bento Gonçalves com as características físicas do suspeito do roubo.

Por volta das 19h50min, na cidade de Veranópolis, uma guarnição da Brigada Militar, que realizava buscas pela cidade, observou um grupo de indivíduos no bairro Santo Antônio, chamando a atenção dos policiais, onde um dos indivíduos possuía características semelhantes ao autor do roubo em Bento Gonçalves. Imediatamente foi abordado e identificado como Charles Matheus de Oliveira Fontoura, 20 anos, com antecedentes por furtos diversos e posse de entorpecentes.

Durante revista em Fontoura, foi localizado com ele um Relógio, um tênis e a quantia de R$ 1.458 em dinheiro.

O indivíduo foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves onde acabou sendo reconhecido pela vítima como autor do roubo, inclusive reconhecendo também o material roubado. Porém, apenas foi realizado o registro na Delegacia, apreensão dos objetos e a apresentação do suspeito, que foi liberado posteriormente.