Na terça-feira, 23 de junho, a Ascon Vinhedos promoveu a palestra ‘Visão Geral da NBR 15.575 – Desempenho de Edificações Residenciais’. O tema foi abordado pelo engenheiro civil, Marcus Daniel Friederich dos Santos. A participação de associados foi gratuita. Após anos de estudos e melhorias, promovidos por entidades do setor e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma representa um avanço para toda a cadeia produtiva, principalmente para o usuário, que terá parâmetros de desempenho para escolher um imóvel. Durante a palestra foram reforçados os três patamares de performance estabelecidos: mínimo obrigatório (M) e os indicativos intermediário (I) e superior (S). A NBR 15.575 é destinada a casas ou edifícios, independentemente do tamanho do projeto ou o local em que será construído, e define padrões de qualidade para a construção de imóveis.

A NBR é dividida em seis partes: requisitos gerais, sistemas estruturais, sistemas de pisos, de vedações verticais internas e externas, de coberturas e hidrossanitários, e traz orientações e referências voltadas ao conforto térmico e acústico, proteção ao fogo, estanqueidade e ciclo de vida da edificação.

Marcus Daniel Friederich dos Santos é engenheiro civil e mestre pela Universidade Federal de Santa Maria em materiais de construção civil com ênfase em alvenaria estrutural. É pesquisador na área de alvenaria estrutural e engenheiro pesquisador com projetos em andamento na área de habitação popular.