O tema ‘Estruturas de concreto em situação de incêndio’ foi tema de palestra no mês de outubro aos associados da Ascon Vinhedos. A promoção foi da Molder Estruturas, empresa com sede em Garibaldi e que atua em soluções especializadas e exclusivas na fabricação e instalação de estruturas de concreto.

Para falar sobre o assunto foi convidado o professor Dr. Bernardo F. Tutikian, head of itt Performance em Desempenho para Construção Civil da Unisinos, presidente da Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat) Brasil, vice-presidente administrativo da Alconpat Internacional e professor do Programa de Pós- -graduação em Engenharia Civil e Arquitetura da Unisinos.

Durante sua detalhada explanação, Tutikian abordou uma série de normas ligadas às estruturas das edificações que devem ser consideradas no caso de situação de incêndio conforme exigência de legislação. Entre as normas abordadas estiveram as NBRs 15575:2013, 6118:2014, 14432:2001 e 15200:2012 que tratam da durabilidade, procedimentos para projeto de estruturas de concreto, resistência ao fogo e projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio, respectivamente. Tutikian destacou aos associados da Ascon Vinhedos que a segurança contra incêndio deve ser uma constante preocupação dos construtores e deve ser ampliada ao projeto estrutural e contribuir para a integração dos sistemas de proteção das edificações e, consequentemente, preservar a vida e garantir a saída segura dos ocupantes da edificação. “Para isso é preciso atentar para as exigências mínimas à resistência ao fogo, apontadas na NBR 14432 que são divididas por grupos de ocupação, profundidade do solo e altura da edificação”, ressaltou.