Além de prevenir o câncer de mama, alimento também é usado como repositor hormonal.

Os povos asiáticos conhecem há muitos séculos os benefícios da soja, e sempre tiveram esta leguminosa em suas mesas. No entanto, nos últimos anos, a soja vem sendo alvo de vários estudos, que demonstraram que esta fonte de proteína possui mais finalidades do que poderíamos imaginar. Descobriu-se que este alimento é capaz de prevenir diversas doenças – como o câncer de mama, por exemplo – e até curar outras. Há pouco tempo, a soja ganhou outra finalidade: está sendo usada como repositor hormonal natural.

Na menopausa, as mulheres param de produzir estrogênio e podem sofrer com sintomas desagradáveis, como ondas de calor, alterações de humor e de memória. É aí que a soja entra em cena, pois ela é rica em isoflavonas, substâncias que estimulam os receptores para estrogênio das células. Segundo a Dra. Regina Amengual, médica especialista em Nutrologia Clínica, uma alimentação natural que inclua derivados da soja ajuda a manter o equilíbrio do organismo e a amenizar as ondas de calor. E completa:

– Há estudos comprovando que mulheres orientais, que têm a soja como base da alimentação, sofrem menos com os sintomas da menopausa.

Tofu é um dos alimentos mais indicados

Os alimentos mais indicados para a reposição hormonal à base de soja são os fermentados, como o tofu (espécie de queijo), sendo que o leite e a “carne” de soja também são bastante utilizados. Na medida em que estes alimentos estão se tornando mais populares e as mulheres estão se preocupando mais com seu bem-estar, a procura por esse tipo de tratamento vem crescendo cada vez mais.

– No meu consultório, aproximadamente 50% das mulheres procuram uma reposição hormonal alternativa. Isto dá uma média de 50 a 70 pacientes por mês. E o índice de satisfação com o tratamento é de 80% – explica a Dra. Regina.

Apesar de todos os seus benefícios, a soja é contra-indicada em determinados casos. Pessoas que sofrem de cólon irritável ou diarréias de qualquer etiologia devem evitar o consumo desse alimento, pois ele aumenta a movimentação intestinal. Além disso, de acordo com a Dra. Regina, a reposição com fitohormônios (alimentos com efeito hormonal) funciona somente em pacientes com sintomas de menopausa leves ou moderados:

– Em pacientes com sintomas mais graves (ondas de calor intensas ou osteoporose), a soja pode ser utilizada como complementar.

Soja também faz bem para o cérebro

Mesmo quem não está na menopausa vai encontrar na soja uma grande aliada, pois seus derivados servem para a prevenção das mais variadas enfermidades. Pressão alta, excesso de colesterol no sangue, ácido úrico, diabetes e anemia são algumas delas. A soja também é rica em lecitina, uma substância fundamental para a saúde do sistema nervoso e o bom funcionamento da memória.

Fonte: saude.com.br